Anunciamos a chamada para o Prêmio Francisco Mário de Violão Popular

O Prêmio Chico Mário de Violão Popular, uma das maiores premiações brasileiras dedicadas ao instrumento, terá duas edições mundiais. Um prêmio para as Américas em março de 2023 e outro para a Europa em agosto de 2023.

 

O Prêmio Francisco Mário de Violão Popular celebra a vida e a obra do compositor Chico Mário (Minas Gerais, Brasil), expoente da música instrumental brasileira e pioneiro do disco independente.

 

Francisco Mário foi um dos pioneiros da gravação independente no Brasil junto com Antonio Adolfo, e possivelmente o primeiro a utilizar a ferramenta de crowdfunding no país, em 1980, para produzir seu segundo álbum “Revolta dos Palhaços”. Respeitado guitarrista mineiro, deixou quase 90 obras, 8 discos e 3 livros em sua curta vida. Irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho, Chico Mário, como era carinhosamente conhecido, faleceu em 14 de março de 1988, aos 39 anos.

 

Com o objetivo de divulgar a importante obra do violão, promover a cultura brasileira, estimular a criação independente e valorizar o instrumento mais popular do Brasil, o violão, as melhores interpretações das canções de Chico Mário serão premiadas. A premiação será em dinheiro e troféus idealizados pelo artista plástico Mauricio Manzo, em ação do Instituto Cultural Chico Mário em colaboração com o Instituto Guimarães Rosa e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

 

Para a seleção, cada músico deve se inscrever no formulário on-line entre 20 de janeiro e 16 de fevereiro de 2023

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdb0m7RYD4yhZRxC6Befb5r9PofYQeOKpBLRjDKcFm7p7PbMQ/viewform

 

Para mais informações, por favor, visite:

https://www.institutochicomario.org.br/es/premio-francisco-mario-de-guitarra-acustica/