Partilhamos Bitácora de Ressonâncias – Conferencia sobre a nova música de Eduardo Spinelli e Micaela Van Muylem (comp.), publicado em Córdoba, Argentina por Suono Mobile editora

Em 2022, a compositora colombiana Michele Abondano e Suono Mobile Argentina ganharam o Prémio Ibermúsicas “Composição e Estreia” com a obra “Estudio tímbrico de lo efímero y volátil”. O projeto ressonâncias incluiu a estreia desta obra em concerto juntamente com obras de compositores de Córdoba e a realização de diferentes actividades, numa semana dedicada à nova música. O presente registo é um resumo das jornadas, incluindo o texto da masterclass dada por Michele Abondano no âmbito do curso de Instrumentação I do Prof. Juan Carlos Tolosa e a partitura da obra estreada.

 

Michele Abondano é compositora, investigadora e performer experimental. O seu trabalho criativo tem-se desenvolvido nas áreas da música acústica, música electroacústica, eletrónica em tempo real e processos colaborativos com a dança. O seu principal interesse composicional é o timbre, especialmente a sua condição multidimensional e dinâmica. Recebeu o seu doutoramento em composição, PhD, pela Universidade de Leeds onde realizou a sua investigação graças à Bolsa de Investigação Doutoral AHC.

 

Suono Mobile Argentina nasceu em Córdoba em 2005 e pertence a Suono Mobile – Initiative for New Music (Alemanha). Suono Mobile Argentina é formado por intérpretes e compositores cujos papéis se entrelaçam para que todos participem de forma flexível no processo artístico. Assim, as obras são produzidas a partir e para o coletivo e os instrumentos tradicionais são ultrapassados através da incorporação de novos meios e instrumentos ad hoc. Além disso, trabalhan com repertório contemporâneo de música de câmara e com outros compositores locais, gerando assim obras que questionam a situação atual de Córdoba em particular e da Argentina em geral.

 

A produção do coletivo centra-se nas potencialidades e perspectivas da música a partir do serialismo. O objetivo é assumir esta cesura histórica, e as múltiplas formas de lidar com o salto qualitativo que se produz na tradição da música de concerto: desde o trabalho com o som e a autonomia da música até à condição pós-conceptual que problematiza a historicidade da música, as fronteiras com outras artes e a relação com a praxis vital, questões incontornáveis na produção dos últimos vinte anos.

 

Esta obra, juntamente com outras de características semelhantes, encontra-se no Catálogo de Investigação Musical do Ibermúsicas para ser descarregada gratuitamente e utilizada por todos os interessados.