Itinerário Canção I, II e III: os álbuns com as músicas compostas pelos vencedores do nosso concurso de criação de canção

“Aquele que cria coisas, essências, concreta um mundo”
Rodolfo Kush

A canção é essa pequena obra poético-musical que, desde os tempos remotos, acompanha a humanidade em todos os momentos de sua residência na terra: no amor, no desejo, no encontro, na despedida, na irmandade, no trabalho, no contato com o divino, na luta pela justiça, ou o amor à terra. Tudo aquilo que faz parte da vida, do mais profundo da vida, tem sua canção, porque é um ato definidor do humano o elevar um canto para que, assim, a breve magia que nos brinda a união entre a música e a poesia resulte em uma força tão poderosa que seja capaz de fazer vibrar a raiz das almas.

Talvez seja a canção o feito artístico mais parecido a uma ave em seu vôo. Podemos imaginar as obras que integram este trabalho como aves migratórias que, vestidas com as cores das nossas bandeiras, seguem voando de alma em alma, tecendo uma aliança de música e poesia entre os homens e mulheres dos nossos países.

Aqui estão disponíveis para ouvir e baixar os discos Itinerario Canción I, II e III que contêm as músicas compostas pelas vencedoras e vencedores do nosso Concurso de Criação de Canção para as edições de 2014, 2015 e 2016. Trata-se de uma ampla gama de propostas que se desdobram em uma grande diversidade de buscas artísticas, posições estéticas, propostas poéticas, sons, ritmos, histórias e experiências. Este enorme leque também reflete, nos textos de suas canções, várias das línguas das nações que compõem Ibermúsicas; vamos encontrar músicas em espanhol, português, guarani e creole.

Nas suas diferentes edições, fizeram parte dos júris internacionais dos nossos concursos: Lila Downs (México), Susana Baca (Peru), Cecilia Todd (Venezuela), Marta Gómez (Colômbia), Liuba María Hevia (Cuba), Mariela Condo (Equador), Emma Junaro (Bolívia), María del Carmen Leñero Elu (México), Argelia Fragoso (Cuba), Lizza Bogado (Paraguai), León Gieco (Argentina), Nano Stern (Chile), Juan Campodónico (Uruguai), Jorge Chávez (Honduras), Sergio Natureza (Brasil), Carlos Noguera (Paraguai) e Horacio Salinas (Chile)

Com este concurso de canções, Ibermúsicas pretende promover e impulsionar a criação da música popular, contribuindo para a expansão do repertório ibero-americano em toda a sua bela diversidade e incentivando a plena liberdade criativa.

Acreditamos que pode ser bonito nos encontrar aqui, no calor e na luz das canções criadas e cantadas por nossas irmãs e nossos irmãos da região ibero-americana.