Editais
wdt_ID Nombre Año Descripción Inicio Término Bases
1 Concurso Chabuca Granda 2019 Com o objetivo de homenagear à compositora peruana Chabuca Granda no centenário de seu nascimento, impulsando e promovendo a criação de música popular e contribuir assim para a expansão do repertório ibero-americano em seus diferentes gêneros tradicionais e incentivando estas atividades com plena liberdade criativa, IBERMÚSICAS e o MINISTÉRIO DA CULTURA DO PERU apresenta o “Concurso Ibero-Americano 100 do nascimento de Chabuca Granda – Criação de Canção”. Com este concurso, a criação de uma música inspirada no trabalho musical de Chabuca Granda será recompensada com US $ 2.500 (dois mil e quinhentos dólares americanos). A obra vencedora será lançada pelo Conjunto Musical do Balé Folclórico Nacional do Peru em 2020, como parte das comemorações dos 100 anos do nascimento da artista. 03/03/2019 17/07/2020
2 VII Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canções – Canções da Quarentena 2020 Com o objetivo de impulsionar e promover a criação da música popular e assim, contribuir para a expansão do repertório ibero-americano em seus diferentes gêneros, incentivando estas atividades com total liberdade criativa, IBERMÚSICAS apresenta o “VII Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canções – Canções da Quarentena”. com a intenção de favorecer um número maior de artistas em um momento em que o setor precisa de um apoio ainda mais forte, foi estabelecido que este ano serão premiados três compositores ou compositoras por cada um dos países que compõem o programa com USD 1000 para cada uma das canções selecionadas como vencedoras. Ao mesmo tempo, no âmbito de uma eventual política de divulgação emitida pelo Programa lBERMÚSICAS, essas músicas poderam ser editadas como parte do catálogo de álbuns “Itinerarios”. 13/07/2020 15/09/2020
3 III Prêmio Ibermúsicas de Composição de Obra Coral 2020 Com o objetivo de impulsionar e promover a criação da música coral e assim, contribuir para a expansão do repertório ibero-americano em seus diferentes gêneros, incentivando estas atividades com total liberdade criativa, IBERMÚSICAS apresenta o “III Prêmio Ibermúsicas de Composição de Obra Coral“, concurso destinado a premiar um trabalho coral original e inédito, aberto a compositores de toda a Ibero-América.

O prêmio consiste em USD 8.000 (oito mil dólares) e sua estréia nas temporadas de 2021 ou 2022, sob a direção da prestigiada Maestra Digna Guerra em Cuba. Por sua vez, poderá ser programada nos diferentes países que fazem parte de Ibermúsicas durante os dois anos seguintes ao prêmio.
03/07/2020 01/12/2020
16 Ajudas ao sector musical em modalidade vitual 2020 No contexto da extrema complexidade que causou a contingência da pandemia para a comunidade em geral e para o sector musical em particular e considerando a dificuldade de programar ações internacionais no curto prazo ante a cambiante realidade atual, Ibermúsicas reorienta seus objetivos com o fim de continuar brindando instrumentos que permitam reforçar o sector. Sempre com ações voltadas para promover o mercado de trabalho das músicas, dos músicos e do ecossistema musical ibero-americano no seu conjunto, Ibermúsicas abre um novo convite à ajuda ao sector musical que visa incentivar a inclusão de todos os agentes da cadeia produtiva do sector musical. A partir desta nova modalidade virtual, se integram não só os convites históricos do Programa como as ajudas para residências de composição, para residências no C.M.A.S, para processos de formação, mas também para conceber e criar formas inovadoras de cooperação em matéria de investigação, aproximação, experimentação e desenvolvimento nas músicas ibero-americanas.
17 Ajudas para festivais, mercados e encontros para a mobilidade de músicos 2020 A presente chamada pública tem por objetivo apoiar festivais, encontros, feiras, mercados, concertos e mostras que promovam a circulação e a divulgação de grupos musicais, solistas e bandas de música de todos os gêneros de circuitos ibero-americanos.
19 Prémio Ibermúsicas de Composición para Obra Sinfônica 2019 2019 É um concurso destinado a premiar um trabalho para orquestra sinfônica inédito, nunca antes apresentado em público ou premiado. Propostas de arranjos, adaptações ou orquestrações de obras existentes não serão aceitas.
Sua finalidade é desenvolver e promover a criação musical e assim contribuir para a ampliação do repertório ibero-americano, incentivando essas atividades com plena liberdade criativa.
20 Prêmio Ibermúsicas para a criação de canções sexta edição 2019 O presente concurso tem como propósito impulsionar e promover a criação da música popular e contribuir assim com a ampliação do repertório ibero-americano em seus diferentes gêneros, incentivando o exercício da composição a partir da plena liberdade criativa.
21 Ajudas à mobilidade de musicos 2018 Com o propósito de apoiar e promover a circulação e conhecimento da criação e produção musical da região ibero-americana, IBERMÚSICAS apresenta a convocatória “AJUDAS À MOBILIDADE DE MÚSICOS” através do qual se financiará total ou parcialmente a mobilidade de solistas, ensambles e grupos de música dos países membros de todos os gêneros que pertencem aos países membros do Programa, para participar em festivais, encontros, salas, mercados, foros, feiras, concertos da região iberoamericana.
A ajuda econômica não poderá exceder os 10.000 USD (dez mil dolares). IBERMÚSICAS poderá atender parcialmente à solicitação apresentada.
22 Ajudas aos festivais e encontros para a mobilidade dos músicos 2018 Com o propósito de apoiar e promover a circulação e o conhecimento da criação e produção musical da região ibero-americana, IBERMÚSICAS apresenta a chamada "AJUDAS AOS FESTIVAIS E ENCONTROS PARA A MOBILIDADE DOS MÚSICOS" através do qual serão financiados total ou parcialmente a mobilidade dos solistas, ensambles e grupos de todos os gêneros musicais dos países membros convidados pelos festivais, salas, mercados, foros, feiras, concertos que pertencem aos países membros do Programa.
A ajuda econômica não poderá exceder os 10.000 USD (dez mil dolares). IBERMÚSICAS poderá atender parcialmente à solicitação apresentada.
23 Ajudas a compositores para residências artísticas 2018 Com o propósito de apoiar e promover a criação de música e incentivar essas atividades com total liberdade criativa, IBERMÚSICAS apresenta o edital "AJUDAS A COMPOSITORES PARA RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS", através do qual premiar-se-á a compositores para a criação de obras originais unidas, preferencialmente, a uma entidade artística ou organização artística. Não se admitirão propostas de arranjos, adaptações ou orquestrações de obras já existentes.
A ajuda econômica não poderá exceder os 8.000 USD (oito mil dolares). IBERMÚSICAS poderá atender parcialmente à solicitação apresentada.
Año