Playlists Ibermúsicas

No âmbito do 10º aniversário do Programa Ibermúsicas, estamos a abrir com esta iniciativa um novo diálogo no mundo do streaming. Queremos envolver-nos na conversa sonora global, gerando um espaço com propostas de escuta não hegemônicas que nos convidem a seguir novos caminhos.

Lançámos o nosso próprio canal no Spotify com duas ações iniciais: “Identidades Sonoras” e “Itinerário Canção”.

As diferentes expressões musicais que compõem as paisagens sonoras da região podem ser encontradas aqui em “Identidades Sonoras”, com curadoria de convidados especiais de cada um dos países que compõem a Ibermúsicas.

E as canções vencedoras de todas as edições dos nossos concursos de criação de canções estão também aqui entrelaçadas sob o nome de “Itinerário Canção”.

Ao mesmo tempo, geramos um vasto catálogo de conteúdos no nosso canal Youtube, favorecendo assim a acessibilidade à produção diversificada, fértil e dinâmica feita pelos beneficiários do nosso Programa. Aí encontrará várias categorias tais como Países, Géneros Musicais, Formação e Obras Premiadas.

Este é um novo lugar para a presença da Ibermúsicas nos canais digitais. Convidamo-lo para esta viagem por toda a gama de cores e sons da Ibero-América.

Identidades Sonoras

“Identidades Sonoras” surge como um projeto que convida curadoras e curadores a propor uma possível viagem pelos mapas musicais de seus países a partir de uma perspectiva autoral.

Músicos e músicos, produtores, críticos, pesquisadoras e pesquisadores, e músicos de grande trajetória foram convocados para que se propuseram a refletir, interpretar e construir um percurso que integra tradição e novas buscas dentro de uma dialética contemporânea com fortes marcas identitárias.

Identificamo-nos no diverso, na complexidade de um caleidoscópio sonoro. Marcamos os nossos percursos num mapa desenhado com todas as cores possíveis e ao som de uma música que nunca é uma mas é única. Uma música feita com milhares de experiências, buscas, sons, histórias, linguagens, vozes. Um espelho para nos vermos, nos encontrarmos e nos descobrirmos.



Itinerário canção

A canção é uma expressão artística que tem acompanhado a humanidade ao longo de praticamente toda sua história. Uma espécie de poesia com música que encontra seu próprio caráter de acordo com o tempo, a nacionalidade, o contexto político ou social e as motivações internas de seus criadores. O canto ibero-americano tem sido um cronista da história, um portador de notícias, um mensageiro social e um panfleto político; tem sido também uma declaração de amor, de desafeição, uma oração religiosa ou profana e uma voz dos cantos mais profundos da alma humana.

Desde o início dos tempos, o canto acompanha a humanidade em todos os momentos que compõem sua residência na terra; tudo o que é parte fundamental da vida, das profundezas da vida, tem seu canto; porque é um ato definidor do que é humano levantar um canto para que, desta forma, a breve magia que a união entre a música e a poesia nos oferece desencadeia uma força tão poderosa que é capaz de fazer vibrar as raízes das almas.

Em todas as edições de nosso concurso de Criação de Canções, mais de cem compositores já foram premiados. Todos os trabalhos premiados foram canções inéditas especialmente criadas para serem apresentadas ao nosso concurso. Hoje, todas essas canções estão entrelaçadas aqui para ligar os países da Ibero-América sob a proteção da música e da poesia.