O que é Ibermúsicas?

Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor.

Ibero-americana, com sua produção musical diversificada, fértil e dinâmica exigia um programa que combinasse políticas públicas para promover e apoiar a atividade profissional das e dos artistas em procura de uma maior integração regional. O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas como projeto multilateral de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios e Secretarias de Cultura da região, atende efetivamente a esses objetivos. A chave para o sucesso do Programa cifra-se na solidariedade em a ação e em apreço pela riqueza de nossa música regional com base no talento de seus criadores, intérpretes, pesquisadores e todos os demais atores que compõem o ecossistema musical ibero-americano; um capital cultural compartilhado, gerando uma verdadeira integração do setor musical.

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011 e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

¿Qual é a nossa visão estratégica?

Dinamizar o espaço musical de toda a região ibero-americana através de políticas públicas para promover e apoiar a atividade profissional dos artistas musicais.

Promover a criação musical em todas as suas formas e sem distinção de estilos, gêneros e tradições.

Promover a profissionalização, acessibilidade, inclusão e promoção das músicas ibero-americanas.

¿Que fazemos?

Desenvolvemos chamadas à mobilidade para músicas e músicos mediante ajudas diretas e indiretas através de chamadas para festivais, mercados, encontros, ciclos. As ajudas são fornecidas para superar um dos principais obstáculos que aparecem quando se trata de promover artistas profissionalmente: o custo da mobilidade (passagem aérea) em uma região tão vasta.

Desenhamos bolsas e prêmios para criar novas obras musicais e novos repertórios naqueles campos da criação musical que mais precisam de apoio financeiro ou naqueles universos musicais em que há uma evidente falta de obras ibero-americanas a serem executadas.

Realizamos ações tendentes à formação e preservação das músicas tradicionais da herança musical intangível com uma visão baseada no respeito à diversidade e à interculturalidade.

Realizamos ações tendentes ao capacitação permanente na indústria da música.

Incentivamos a pesquisa musical acadêmica.

Promovemos a multiplicação do conhecimento por meio de propostas de formação ou de benefício comunitário dos projetos selecionados nas chamadas.

Promovemos a estreia dos trabalhos compostos no âmbito dos programas de concurso e residência.

Promovemos el estreno de las obras compuestas bajo los programas de concurso y de residencias.

Chamadas e à apresentação de propostas e concursos

Ajudas ao sector musical para a circulação: Esta convocatória tem como objectivo apoiar e fomentar a circulação de todos os agentes do sector musical dos países membros do Programa Ibermúsicas, a fim de promover a internacionalização dos espectáculos musicais, os intercâmbios de criação, a investigação, a formação e o conhecimento ibero-americano. Este ano, será promovida a internacionalização da cena musical ibero-americana nas diferentes regiões do mundo.

Ajudas ao sector musical para a programação ibero-americana: Esta convocatória tem como objectivo apoiar e promover a programação internacional de todos os agentes do sector da música ibero-americana (músicos, grupos, ensembles, compositores, luthiers, oficineiros, formadores, técnicos, pesquisadores e outros agentes do sector da música ibero-americana) dedicados à música de todos os géneros.

Ajudas a compositores para residências artísticas: Este concurso tem como objectivo apoiar compositores ibero-americanos para residências artísticas, a fim de incentivar estas actividades com plena liberdade criativa. A convocatória deste ano está aberta a propostas com destino a qualquer parte do mundo.

Ajudas para instituições, organizações e grupos para residências artísticas de compositores ibero-americanos: O objectivo deste convite é apoiar instituições ou organizações – públicas ou privadas – para a organização de residências artísticas para compositores ibero-americanos, a fim de incentivar estas actividades com plena liberdade criativa.

Ajudas para a especialização e o aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical: Esta convocatória foi concebida com o objectivo de apoiar a especialização e o aperfeiçoamento artístico e técnico de todos os agentes do sector musical ibero-americano. Destina-se a instrumentistas, cantores, técnicos, luthiers, compositores e todos os agentes da cadeia de valor da indústria musical que desejem levar a cabo um programa de especialização e aperfeiçoamento. Estas bolsas destinam-se a graus avançados e a especialistas em todas as áreas, técnicas, gêneros e estilos musicais. Este ano, podem ser apresentadas propostas com destino a qualquer parte do mundo.

Ajudas ao sector musical em modalidade virtual: Tendo em conta as inovadoras e diversas modalidades assumidas pela criação e difusão da música nos tempos actuais, o Programa Ibermúsicas pretende, através deste concurso, fomentar a produção de conteúdos a difundir virtualmente, promover laboratórios de criação, reforçar a formação contínua do sector musical ibero-americano e fomentar a inovação no sector, tendo sempre em conta a cooperação ibero-americana entre os países membros.

Prémio Ibermúsicas para a Criação de Canções: O objectivo deste concurso é promover a criação de música popular e o reforço dos laços de cooperação entre criadores, intérpretes, compositores e autores de canções do sector musical ibero-americano. É por isso que esta convocatória foi concebida para a co-criação de canções entre artistas dois países membros do Programa. Trata-se de um concurso aberto a todos os estilos musicais, incentivando estas actividades com plena liberdade criativa.

Prémio Ibermúsicas para a composição de obras sinfónicas: O objectivo deste concurso é reforçar a criação de novas obras sinfónicas com o objectivo de ampliar o repertório ibero-americano neste campo, fomentando estas actividades com plena liberdade criativa. As obras vencedoras receberão um prémio financeiro e a sua estreia será promovida através de um concerto especial pela Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba ou pela Orquestra Filarmónica Nacional da Venezuela, conforme o caso e no âmbito de um grande evento.

Convocatória especial Ibermúsicas -Mid Atlantic: O objectivo desta convocatória é incentivar a internacionalização de espectáculos musicais ibero-americanos nos Estados Unidos para apoiar projectos seleccionados com fundos de ambas as organizações durante a temporada de Julho de 2024 a Junho de 2025.

Prêmio Brasil Ibermúsicas: O objectivo deste concurso é reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que se dedicaram, ao longo dos anos, à divulgação da música brasileira: empreendimentos que se destacam pela sua contribuição para a divulgação da música brasileira em qualquer parte do mundo, fora do território do Brasil.

¿Quem são as e os destinatários de nossas ações?

 

Nossos beneficiárias e beneficiários diretos são principalmente músicas, músicos, intérpretes, compositores, grupos musicais, bandas, gerentes, agências de booking, produtoras e festivais, mercados, encontros, ciclos musicais de todas as áreas e estilos, sem diferenças nas escolas ou na estética. Também se destacam instituições como universidades, centros de experimentação em criação, colectivos musicais, centros de Pesquisa Acadêmica e Musicologia.

Os Centros culturais comunitários, espaços culturais em áreas de vulnerabilidade social, também são um grupo objectivo para Ibermúsicas, ao receber os artistas beneficiados pelo Programa, socialmente comprometidos em levar oficinas e shows para esses centros, ampliando assim o impacto das ajudas financeiras.

 

Indiretamente, os cidadãos que são nutridos pela programação internacional e pela valorização da diversidade e riqueza cultural ibero-americana.

¿Quem compõe o programa?

Os Ministérios, Secretarias e Institutos Culturais dos países membros compõem o Programa Ibermúsicas. Cada um designa uma autoridade das Artes Musicais como seu representante (REPPI), conformando o Conselho Intergovernamental. Este Conselho define a política e as modalidades de ajuda e toma decisões de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento do Programa Ibermúsicas. A Unidade Técnica é a responsável pela execução do Programa ao nível regional.

Atualmente, os países membros são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Com voz, mas sem voto, participa SEGIB (Secretaria Geral Ibero-americana).

Argentina

Ministerio de Capital Humano
Av. Alvear 1690,
Ciudad Autónoma de Buenos Aires , Argentina.

Instituto Nacional de Música (INAMU)
Hipólito Yrigoyen 1628, 1° piso
Ciudad Autónoma de Buenos Aires , Argentina.

Representante del país en el Programa (REPPI)
A designar

Instituto Nacional de la Música
A designar
fomentointernacional@inamu.musica.ar

 

 

www.cultura.gob.ar

www.inamu.musica.ar

Brasil

Ministério da Cultura do Brasil
Funarte (Fundação Nacional de Artes)

Av. Presidente Vargas, 3.131 Sala 1804 –
Cidade Nova, Centro Empresarial Cidade Nova – Edifício TelePorto
CEP: 20.210-911 – Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Representante del país en el Programa (REPPI)
Eulicia Esteves
Directora de Música
eulicia.funarte@gmail.com

www.funarte.gov.br

Chile

Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio
Paseo Ahumada 48, Pisos 4, 5, 6, 7, 8 y 11
Santiago, Chile

Representante del país en el Programa (REPPI)
Camila Gallardo Valenzuela,
Secretaria Ejecutiva del Consejo de Fomento de la Música Nacional

Colaborador/a
Nicole Perez Lizama
Encargada de internacionalización del Fondo Nacional de la Música
nicole.perez@cultura.gob.cl

www.cultura.gob.cl

Colombia

Ministerio de Cultura
Carrera 8 No. 8 – 55
Bogotá, Colombia

Representante del país en el Programa (REPPI)
Jorge Sossa
Coordinador de Música de la Dirección de Artes.
jsossa@mincultura.gov.co

www.mincultura.gov.co

Costa Rica

Ministerio de Cultura y juventud
Edificio CENAC Avenidas 3 y 7, calles 11 y 15
San José, Costa Rica

Representante del país en el Programa (REPPI)
Ricardo Chaves Cordero
Director General
Centro Nacional de la Música

Colaborador/a
Danny León González
dleon@cnm.go.cr

www.inm.go.cr

Cuba

Ministerio de Cultura
Instituto Cubano de la Música
Calle 2 No. 258 e/ 11 y 13
La Habana, Cuba

Representante del país en el Programa (REPPI)
Carole Fernandez Martinez
Directora Producciones Colibri
carole@colibri.cult.cu

www.min.cult.cu

Ecuador

Ministerio de Cultura y Patrimonio
Av. Colón E5-34 y Juan León Mera
Quito, Ecuador

Representante del país en el Programa (REPPI)
Jorge Carrillo Grandes
Director Ejecutivo (E)
Instituto de Fomento a la Creatividad y la Innovación
jx.carrillo@creatividad.gob.ec

Colaborador/a
Jonathan Grijalva Vásquez
jonathan.grijalva@creatividad.gob.ec
Instituto de Fomento a la Creatividad y la Innovación

www.culturaypatrimonio.gob.ec

Espanha

Ministerio de Cultura
Madrid, Espaha

Representante del país en el Programa (REPPI)
Ana Belén Faus Guijarro
Subdirectora general de Música y danza
Instituto Nacional de las Artes Escénicas y Música INAEM

www.culturaydeporte.gob.es

México

Secretaría de Cultura
Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura
Distrito Federal, México

Representante del país en el Programa (REPPI)
Mireille Bartilotti
Coordinadora Nacional de Música y Ópera

Colaborador/a
María Guadalupe García Villanueva
Asistente operativa de REPPI México en Ibermúsicas
mgarciav@inba.gob.mx

www.inba.gob.mx

Panamá

Ministerio de Cultura
Ciudad de Panamá, Panamá

Representante del país en el Programa (REPPI)
Isabel Pérez de Burgos
Directora Nacional de las Artes
iperez@micultura.gob.pa

www.inac.gob.pa

Paraguay

Secretaría Nacional de Cultura del Paraguay
Estados Unidos 284
Asunción, Paraguay

Representante del país en el Programa (REPPI)
Victoria Figueredo
Directora de Economía Cultural
maravictoriaf@hotmail.com

www.cultura.gov.py

Perú

Ministerio de Cultura
Av. Javier Prado Este 2465
Lima, Perú

Representante del país en el Programa (REPPI)
Eddy Ricardo Ulloa Martínez
Director Nacional de Artes

Colaborador/a
Elard Muñoz
Analista de música
eamunoz@cultura.gob.pe

Colaborador/a
Daniel Segovia
Analista de Proyectos en Gestión Cultural
dsegovia@cultura.gob.pe

www.gob.pe/cultura

Portugal 

Ministério da Cultura
Campo Grande 83 – 1º 1700-088
Lisboa, Portugal
T. (+351) 211 507 010 | F. (+351) 211 507 261 | E.

geral@dgartes.pt

Representante del país en el Programa (REPPI)
Américo Rodrigues
Diretor-Geral das Artes

Colaborador/a
Sérgio De Almeida
sdalmeida@dgartes.pt

www.portugal.gov.pt/pt/gc21/area-de-governo/cultura

Uruguay

Ministerio de Educación y Cultura
Reconquista 535
Montevideo, Uruguay

Representante del país en el Programa (REPPI)
Patricia Papasso
Coordinadora Instituto Nacional de Música
Dirección Nacional de Cultura

Colaborador/a
Verónica Mieres
veronica.mieres@mec.gub.uy

www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/cultura

Venezuela

Ministerio del Poder Popular para la Cultura
Torre Norte, piso 25, Centro Simón Bolívar, Avenida Norte 12, Caracas 1012, Distrito Capital
Caracas, Venezuela

Representante del país en el Programa (REPPI)
Alí Alejandro Primera
Presidente Fundación Compañía Nacional de Música de Venezuela

Colaborador/a
Héctor Ali González Alcalá
Director Ejecutivo
Compañía Nacional de Música

presidenciavenmusica@gmail.com
fcnm.hg@gmail.com

www.mincultura.gob.ve

SEGIB

Oficina Central
Paseo de Recoletos, 8 – 28001
Madrid, España.

Representante
Enrique Vargas Flores
Coordinador del Espacio Cultural Iberoamericano

www.segib.org

SEGIB

Oficina Subregional Cono Sur
Plaza Independencia 759, oficina 301
Montevideo, Uruguay

Representante
Esteban Guillermo Campero
Director de la Oficina Subregional Cono Sur

www.segib.org

A designar

 

ARGENTINA

A designar

Instituto Nacional de la Música (INAMU)

ARGENTINA

Eulicia Esteves
Directora de Música

Funarte (Fundação Nacional de Artes)

Ministério da Cultura

BRASIL

Camila Gallardo Valenzuela
Secretaria Ejecutiva del Consejo de Fomento de la Música Nacional

Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

CHILE

Jorge Sossa Santos
Coordinador de Música de la Dirección Nacional de Artes

Ministerio de Cultura

COLOMBIA

Ricardo Chaves Cordero
Director General

Centro Nacional de la Música 
Ministerio de Cultura y Juventud

COSTA RICA

Carole Fernandez Martinez
Directora Producciones Colibri

Ministerio de cultura

CUBA

Jorge Carrillo Grandes
Director Ejecutivo

Instituto de Fomento de la Creatividad y la Innovación

Ministerio de Cultura y Patrimonio

ECUADOR

Ana Belén Faus Guijarro
Subdirectora General de Música y danza

Instituto Nacional de las Artes Escénicas y Música INAEM

Ministerio de Cultura

ESPAÑA

Mireille Bartilotti
Coordinadora Nacional de Música y Ópera

Secretaría de Cultura / Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura

MÉXICO

Isabel Pérez de Burgos
Directora Nacional de las Artes

Ministerio de Cultura

PANAMÁ

Victoria Figueredo
Directora de Economía Cultural

Secretaría Nacional de Cultura

PARAGUAY

Eddy Ricardo Ulloa Martínez
Director Nacional de Artes

Ministerio de Cultura

PERÚ

Américo Rodrigues
Diretor-Geral das Artes

Ministerio da Cultura

PORTUGAL

Patricia Papasso
Coordinadora Instituto Nacional de Música

Ministerio de Educación y Cultura

URUGUAY

Alí Alejandro Primera
Presidente Fundación Compañía Nacional de Música de Venezuela

Ministerio del Poder Popular para la Cultura

VENEZUELA

Enrique Vargas
Coordinador del Espacio Cultural Iberoamericano

SEGIB

Esteban Guillermo Campero
Director Oficina Subregional Cono Sur SEGIB

SEGIB

Micaela Gurevich
Secretaria Técnica

UNIDAD TÉCNICA IBERMÚSICAS

Ricardo Gómez Coll
Asesor

UNIDAD TÉCNICA IBERMÚSICAS

Fernando Tomasenía
Asesor

UNIDAD TÉCNICA IBERMÚSICAS

Camila Gallardo Valenzuela
Chile

PRESIDENTA

PROGRAMA IBERMÚSICAS