O que é Ibermúsicas?

Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor.

Ibero-americana, com sua produção musical diversificada, fértil e dinâmica exigia um programa que combinasse políticas públicas para promover e apoiar a atividade profissional das e dos artistas em procura de uma maior integração regional. O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas como projeto multilateral de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios e Secretarias de Cultura da região, atende efetivamente a esses objetivos. A chave para o sucesso do Programa cifra-se na solidariedade em a ação e em apreço pela riqueza de nossa música regional com base no talento de seus criadores, intérpretes, pesquisadores e todos os demais atores que compõem o ecossistema musical ibero-americano; um capital cultural compartilhado, gerando uma verdadeira integração do setor musical.

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011 e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

¿Qual é a nossa visão estratégica?

Dinamizar o espaço musical de toda a região ibero-americana através de políticas públicas para promover e apoiar a atividade profissional dos artistas musicais.

Promover a criação musical em todas as suas formas e sem distinção de estilos, gêneros e tradições.

Promover a profissionalização, acessibilidade, inclusão e promoção das músicas ibero-americanas.

¿Que fazemos?

Desenvolvemos chamadas à mobilidade para músicas e músicos mediante ajudas diretas e indiretas através de chamadas para festivais, mercados, encontros, ciclos. As ajudas são fornecidas para superar um dos principais obstáculos que aparecem quando se trata de promover artistas profissionalmente: o custo da mobilidade (passagem aérea) em uma região tão vasta.

Desenhamos bolsas e prêmios para criar novas obras musicais e novos repertórios naqueles campos da criação musical que mais precisam de apoio financeiro ou naqueles universos musicais em que há uma evidente falta de obras ibero-americanas a serem executadas.

Realizamos ações tendentes à formação e preservação das músicas tradicionais da herança musical intangível com uma visão baseada no respeito à diversidade e à interculturalidade.

Realizamos ações tendentes ao capacitação permanente na indústria da música.

Incentivamos a pesquisa musical acadêmica.

Promovemos a multiplicação do conhecimento por meio de propostas de formação ou de benefício comunitário dos projetos selecionados nas chamadas.

Promovemos a estreia dos trabalhos compostos no âmbito dos programas de concurso e residência.

Promovemos el estreno de las obras compuestas bajo los programas de concurso y de residencias.

Chamadas e à apresentação de propostas e concursos

Apoio à circulação de profissionais da música
Uma convocatória pensada para levar o seu trabalho musical a qualquer parte do mundo! Podem ser apresentados projetos que visem à internacionalização de espectáculos musicais, bem como projectos que promovam intercâmbios de criação, composição, pesquisa e conhecimento. Tendo em conta o elevado custo dos deslocamentos internacionais, esta linha de apoio concede recursos financeiros para a compra de passagens aéreas, terrestres ou fluviais.

Apoio à programação musical
Chamada destinada a programadores de festivais, feiras e mercados de música, salas de concerto, escolas de música, orquestras e coros, entre outros eventos e empreendimentos, que queiram convidar profissionais da música para participar de seus projetos. Assim, um festival ou um corredor cultural de festivais de música, por exemplo, pode apresentar uma proposta para convidar artistas de diferentes países para participar de sua programação; uma editora discográfica pode convidar bookers para a apresentação de suas bandas; uma orquestra ou várias orquestras associadas podem candidatar-se a convidar uma maestra; uma associação de instrumentistas pode apresentar uma proposta para convidar um luthier para dar oficinas; entre muitas outras possibilidades. Vale lembrar que este apoio é para cobrir as despesas de transporte (aéreo, terrestre ou fluvial).

Apoio a artistas e pesquisadores para residências
Uma convocatória para o desenvolvimento de trabalho criativo ou de investigação junto a uma instituição ou grupo musical de acolhida. Neste sentido, esta chamada está aberta não só a compositores ou grupos musicais, mas também a pesquisadores, para a realização de projetos em qualquer parte do mundo. A duração das residências deve ser, no mínimo, de três semanas.

Apoio a instituições para residências
Uma chamada para instituições públicas ou privadas, organizações ou grupos que queiram convidar compositores, maestros, diretores ou investigadores de todo o mundo para realizar um trabalho criativo ou de pesquisa, em residência, por um período mínimo de três semanas.

Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico
Uma convocatória que oferece a oportunidade de realização de estudos avançados em todos os campos do conhecimento e do trabalho musical, em qualquer parte do mundo. Este processo de aprendizagem pode ser realizado tanto no âmbito institucional quanto de forma particular com grandes mestres e mestras da cultura popular. O apoio financeiro do Ibermúsicas poderá cobrir todos os custos do processo de especialização.

Apoio a projetos virtuais
Apresentamos um apoio destinado à realização de projetos musicais que utilizem ferramentas virtuais como plataformas: gravação de álbuns, criação de videoclipes, transmissão streaming de espetáculos, colaborações virtuais, videoconferências, workshops virtuais, podcasts e muito mais.

Apoio à promoção do repertório ibero-americano
Uma nova proposta do Programa Ibermúsicas dirigida a orquestras, coros, conjuntos, entre outros, para promover a programação de música escrita criada por compositores da Ibero-América. As obras devem pertencer ao Catálogo Ibero-Americano de Partituras, que está disponível no sítio web do Ibermúsicas. Trata-se de um catálogo vivo ao qual podem ser acrescentadas novas obras de forma permanente e gratuita, o que democratizará o acesso e a divulgação das obras da região. A convocatória é um convite a um mergulho no enorme acervo de música escrita que reflete a grande riqueza criativa do espaço ibero-americano.

Prémio Ibermúsicas de canção para as infâncias
O já clássico Concurso de Criação Colaborativa de Canções, em que criadoras e criadores da região compõem em duplas criativas, terá este ano um novo enfoque: estará especialmente orientado para as infâncias, segmento em que a canção ibero-americana tem se destacado. Entendendo a infância como o tempo da descoberta, do deslumbramento, da surpresa e da maravilha do mundo, o Ibermúsicas propõe neste novo concurso a possibilidade de criação de letras em todas as línguas dos países ibero-americanos, inclusive as originárias.

Prémio Ibermúsicas de composição de obra coral
Incentivando a criação musical com absoluta liberdade criativa, o Programa Ibermúsicas propõe uma nova edição dos seus concursos para a criação de obras de concerto, neste caso especificamente orientadas para a criação de novas obras corais, que serão estreadas por agrupamentos nacionais de primeira linha de Cuba e da Venezuela.

Chamada especial Ibermúsicas – Mid Atlantic Arts
Com o objetivo de promover o diálogo intercultural entre artistas musicais da Ibero-América e dos Estados Unidos, Ibermúsicas e Mid Atlantic Arts lançam esta convocatória em colaboração para apoiar a circulação de artistas ibero-americanos nos Estados Unidos. Conscientes do impacto que o custo e a tramitação dos vistos de trabalho têm nos projectos que promovem a circulação de artistas nos Estados Unidos, Ibermúsicas centra esta convocatória na prestação de assistência específica nesta área. Por sua vez, a Mid Atlantic Arts apoiará os artistas ibero-americanos seleccionados através do apoio financeiro às instituições anfitriãs dos concertos para a gestão dos contratos artísticos.

Viagens pela música em língua portuguesa
Pela primeira vez, haverá uma linha de apoio destinada a cidadãos e cidadãs dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa localizados na África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e na Ásia (Timor Leste). Por iniciativa de Brasil e Portugal, a linha de apoio foi criada para facilitar a circulação de artistas e agentes musicais da CPLP na região Ibero-Americana. Uma convocatória que tem por objetivo ressaltar os laços que surgem da diversidade musical dos países de língua oficial portuguesa, a fim de construir pontes de cultura e cooperação entre América Latina, Europa, África e o Sudeste Asiático. De caráter multilateral e pluricontinental, a iniciativa se propõe a reduzir distâncias físicas e aproximar os povos.

Prêmio Brasil – Ibermúsicas
Com o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que se têm dedicado, ao longo dos anos, à difusão da música brasileira no espaço ibero-americano e em todo o mundo, propomos esta convocatória, especialmente criada pelo Brasil.

Prêmio Perú – Ibermúsicas – 100 anos do nascimento de Nicomedes Santa Cruz – Criação de canção em décimas
Comemorando o 100º aniversário do nascimento de um dos maiores artistas peruanos da história e celebrando a sua vasta obra e o seu legado imortal como folclorista e pensador que promoveu a reivindicação da cultura e dos direitos da comunidade afro-peruana, o Peru propõe este concurso que premiará a criação de uma canção inspirada na sua obra musical, que será estreada durante as comemorações.

Prêmio Brasil Ibermúsicas: O objectivo deste concurso é reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que se dedicaram, ao longo dos anos, à divulgação da música brasileira: empreendimentos que se destacam pela sua contribuição para a divulgação da música brasileira em qualquer parte do mundo, fora do território do Brasil.

¿Quem são as e os destinatários de nossas ações?

 

Nossos beneficiárias e beneficiários diretos são principalmente músicas, músicos, intérpretes, compositores, grupos musicais, bandas, gerentes, agências de booking, produtoras e festivais, mercados, encontros, ciclos musicais de todas as áreas e estilos, sem diferenças nas escolas ou na estética. Também se destacam instituições como universidades, centros de experimentação em criação, colectivos musicais, centros de Pesquisa Acadêmica e Musicologia.

Os Centros culturais comunitários, espaços culturais em áreas de vulnerabilidade social, também são um grupo objectivo para Ibermúsicas, ao receber os artistas beneficiados pelo Programa, socialmente comprometidos em levar oficinas e shows para esses centros, ampliando assim o impacto das ajudas financeiras.

 

Indiretamente, os cidadãos que são nutridos pela programação internacional e pela valorização da diversidade e riqueza cultural ibero-americana.

¿Quem compõe o programa?

Os Ministérios, Secretarias e Institutos Culturais dos países membros compõem o Programa Ibermúsicas. Cada um designa uma autoridade das Artes Musicais como seu representante (REPPI), conformando o Conselho Intergovernamental. Este Conselho define a política e as modalidades de ajuda e toma decisões de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento do Programa Ibermúsicas. A Unidade Técnica é a responsável pela execução do Programa ao nível regional.

Atualmente, os países membros são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Com voz, mas sem voto, participa SEGIB (Secretaria Geral Ibero-americana).

Argentina

Ministerio de Capital Humano
Av. Alvear 1690,
Ciudad Autónoma de Buenos Aires , Argentina.

Instituto Nacional de Música (INAMU)
Hipólito Yrigoyen 1628, 1° piso
Ciudad Autónoma de Buenos Aires , Argentina.

Representante del país en el Programa (REPPI)
Daniela Laigle Saffier
Asesora en cooperación internacional
daniela.laigle.saffier@gmail.com

 

Instituto Nacional de la Música INAMU
Bernabé (Buco) Cantlon
Presidente

www.cultura.gob.ar

www.inamu.musica.ar

 

Brasil

Ministério da Cultura do Brasil
Funarte (Fundação Nacional de Artes)

Av. Presidente Vargas, 3.131 Sala 1804 –
Cidade Nova, Centro Empresarial Cidade Nova – Edifício TelePorto
CEP: 20.210-911 – Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Representante del país en el Programa (REPPI)
Eulicia Esteves
Directora de Música
eulicia.funarte@gmail.com

www.funarte.gov.br

 

Chile

Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio
Paseo Ahumada 48, Pisos 4, 5, 6, 7, 8 y 11
Santiago, Chile

Representante del país en el Programa (REPPI)
Camila Gallardo Valenzuela,
Secretaria Ejecutiva del Consejo de Fomento de la Música Nacional

Colaborador/a
Nicole Perez Lizama
Encargada de internacionalización del Fondo Nacional de la Música
nicole.perez@cultura.gob.cl

www.cultura.gob.cl

 

Colombia

Ministerio de Cultura
Carrera 8 No. 8 – 55
Bogotá, Colombia

Representante del país en el Programa (REPPI)
Jorge Sossa
Coordinador de Música de la Dirección de Artes.
jsossa@mincultura.gov.co

www.mincultura.gov.co

 

Costa Rica

Ministerio de Cultura y juventud
Edificio CENAC Avenidas 3 y 7, calles 11 y 15
San José, Costa Rica

Representante del país en el Programa (REPPI)
Ricardo Chaves Cordero
Director General
Centro Nacional de la Música

Colaborador/a
Danny León González
dleon@cnm.go.cr

www.inm.go.cr

 

Cuba

Ministerio de Cultura
Instituto Cubano de la Música
Calle 2 No. 258 e/ 11 y 13
La Habana, Cuba

Representante del país en el Programa (REPPI)
Carole Fernandez Martinez
Directora Producciones Colibri
carole@colibri.cult.cu

www.min.cult.cu

 

Ecuador

Ministerio de Cultura y Patrimonio
Av. Colón E5-34 y Juan León Mera
Quito, Ecuador

Representante del país en el Programa (REPPI)
Jorge Carrillo Grandes
Director Ejecutivo (E)
Instituto de Fomento a la Creatividad y la Innovación
jx.carrillo@creatividad.gob.ec

Colaborador/a
Jonathan Grijalva Vásquez
jonathan.grijalva@creatividad.gob.ec
Instituto de Fomento a la Creatividad y la Innovación

www.culturaypatrimonio.gob.ec

 

Espanha

Ministerio de Cultura
Madrid, Espaha

Representante del país en el Programa (REPPI)
Ana Belén Faus Guijarro
Subdirectora general de Música y danza
Instituto Nacional de las Artes Escénicas y Música INAEM

www.culturaydeporte.gob.es

 

México

Secretaría de Cultura
Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura
Distrito Federal, México

Representante del país en el Programa (REPPI)
Mireille Bartilotti
Coordinadora Nacional de Música y Ópera

Colaborador/a
María Guadalupe García Villanueva
Asistente operativa de REPPI México en Ibermúsicas
mgarciav@inba.gob.mx

www.inba.gob.mx

 

Panamá

Ministerio de Cultura
Ciudad de Panamá, Panamá

Representante del país en el Programa (REPPI)
Yigo Sugasti

Dirección Nacional de Economía Creativa

rescobar@micultura.gob.pa

www.inac.gob.pa

Paraguay

Secretaría Nacional de Cultura del Paraguay
Estados Unidos 284
Asunción, Paraguay

Representante del país en el Programa (REPPI)
Victoria Figueredo
Directora de Economía Cultural
maravictoriaf@hotmail.com

www.cultura.gov.py

 

Perú

Ministerio de Cultura
Av. Javier Prado Este 2465
Lima, Perú

Representante del país en el Programa (REPPI)
Eddy Ricardo Ulloa Martínez
Director Nacional de Artes

Colaborador/a
Elard Muñoz
Analista de música
eamunoz@cultura.gob.pe

Colaborador/a
Daniel Segovia
Analista de Proyectos en Gestión Cultural
dsegovia@cultura.gob.pe

www.gob.pe/cultura

 

Portugal  

Ministério da Cultura
Campo Grande 83 – 1º 1700-088
Lisboa, Portugal
T. (+351) 211 507 010 | F. (+351) 211 507 261 | E.

geral@dgartes.pt

Representante del país en el Programa (REPPI)
Américo Rodrigues
Diretor-Geral das Artes

Colaborador/a
Sérgio De Almeida
sdalmeida@dgartes.pt

www.portugal.gov.pt/pt/gc21/area-de-governo/cultura

Uruguay

Ministerio de Educación y Cultura
Reconquista 535
Montevideo, Uruguay

Representante del país en el Programa (REPPI)
Patricia Papasso
Coordinadora Instituto Nacional de Música
Dirección Nacional de Cultura

Colaborador/a
Verónica Mieres
veronica.mieres@mec.gub.uy

www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/cultura

 

Venezuela

Ministerio del Poder Popular para la Cultura
Torre Norte, piso 25, Centro Simón Bolívar, Avenida Norte 12, Caracas 1012, Distrito Capital
Caracas, Venezuela

Representante del país en el Programa (REPPI)
Alí Alejandro Primera
Presidente Fundación Compañía Nacional de Música de Venezuela

Colaborador/a
Héctor Ali González Alcalá
Director Ejecutivo
Compañía Nacional de Música

presidenciavenmusica@gmail.com
fcnm.hg@gmail.com

www.mincultura.gob.ve

 

SEGIB

Oficina Central
Paseo de Recoletos, 8 – 28001
Madrid, España.

Representante
Enrique Vargas Flores
Coordinador del Espacio Cultural Iberoamericano

www.segib.org

 

SEGIB

Oficina Subregional Cono Sur
Plaza Independencia 759, oficina 301
Montevideo, Uruguay

Representante
Esteban Guillermo Campero
Director de la Oficina Subregional Cono Sur

www.segib.org

 

Daniela Laigle Saffier
Asesora en cooperación internacional
Secretaría de Cultura
Ministerio de Capital Humano

 

ARGENTINA

Bernabé "Buco" Cantlon
Presidente

Instituto Nacional de la Música (INAMU)

ARGENTINA

Eulicia Esteves
Directora de Música

Funarte (Fundação Nacional de Artes)

Ministério da Cultura

BRASIL

Camila Gallardo Valenzuela
Secretaria Ejecutiva del Consejo de Fomento de la Música Nacional

Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

CHILE

Jorge Sossa Santos
Coordinador de Música de la Dirección Nacional de Artes

Ministerio de Cultura

COLOMBIA

Ricardo Chaves Cordero
Director General

Centro Nacional de la Música 
Ministerio de Cultura y Juventud

COSTA RICA

Carole Fernandez Martinez
Directora Producciones Colibri

Ministerio de cultura

CUBA

Jorge Carrillo Grandes
Director Ejecutivo

Instituto de Fomento de la Creatividad y la Innovación

Ministerio de Cultura y Patrimonio

ECUADOR

Ana Belén Faus Guijarro
Subdirectora General de Música y danza

Instituto Nacional de las Artes Escénicas y Música INAEM

Ministerio de Cultura

ESPAÑA

Mireille Bartilotti
Coordinadora Nacional de Música y Ópera

Secretaría de Cultura / Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura

MÉXICO

Yigo Sugasti
Dirección Nacional de Economía Creativa

Ministerio de Cultura

PANAMÁ

Victoria Figueredo
Directora de Economía Cultural

Secretaría Nacional de Cultura

PARAGUAY

Eddy Ricardo Ulloa Martínez
Director Nacional de Artes

Ministerio de Cultura

PERÚ

Américo Rodrigues
Diretor-Geral das Artes

Ministerio da Cultura

PORTUGAL

Patricia Papasso
Coordinadora Instituto Nacional de Música

Ministerio de Educación y Cultura

URUGUAY

Alí Alejandro Primera
Presidente Fundación Compañía Nacional de Música de Venezuela

Ministerio del Poder Popular para la Cultura

VENEZUELA

Enrique Vargas
Coordinador del Espacio Cultural Iberoamericano

SEGIB

Esteban Guillermo Campero
Director Oficina Subregional Cono Sur SEGIB

SEGIB

Micaela Gurevich
Secretaria Técnica

UNIDAD TÉCNICA IBERMÚSICAS

Ricardo Gómez Coll
Asesor

UNIDAD TÉCNICA IBERMÚSICAS

Fernando Tomasenía
Asesor

UNIDAD TÉCNICA IBERMÚSICAS

Eulicia Esteves
Brasil

PRESIDENTA

PROGRAMA IBERMÚSICAS