Com o objetivo de promover a expansão do instrumento na região e apoiar as futuras gerações do litoral argentino em sua formação como músicos, a Associação Civil Amigos da Harpa buscou fortalecer o vínculo entre os harpistas para criar um espaço de encontro colaborativo que promova a valorização da música como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário. A partir dessa perspectiva, nasceu a Academia Internacional de Harpa da Argentina, uma instância educacional anual que conecta harpistas de diferentes partes do mundo para compartilhar, ouvir e aprender música a partir de diferentes perspectivas.
Durante este encontro, a Academia Internacional de Harpa oferece especialmente aos estudantes da região a oportunidade de dedicar uma semana inteira a aulas magistrais, ouvir e tocar concertos, participar de palestras e conferências, com instrumentos de alta qualidade e acompanhados por diferentes professores internacionais, para não só aprofundar seu desempenho como harpistas, mas também motivar seu vínculo com a música, potencializar sua criatividade e se abrir à possibilidade de se desafiar e melhorar como músicos profissionais.
Dado que este ano a Academia será dedicada a Nicanor Zabaleta – harpista espanhol que motivou o desenvolvimento e a expansão do instrumento pela América Latina -, será proveitosa a visita da harpista brasileira Cecilia Pacheco, juntamente com o harpista e professor mexicano Emmanuel Padilla Holguín e o musicólogo Edmundo Camacho Jurado, já que atualmente contribuem com um interessante trabalho de pesquisa não apenas sobre Zabaleta, mas também sobre a música contemporânea e latino-americana na harpa.
Este encontro é possível graças ao apoio concedido pelo Programa Ibermúsicas na linha de “Apoio à programação musical”, convocatória 2024.
- Domingo, 24 de agosto, 18h30: Concerto de abertura, Homenagem a Nicanor Zabaleta a cargo de Emmanuel Padilla Holguín (México) com comentários do Dr. Edmundo Camacho Jurado (México) na Biblioteca Gálvez do Fórum Universitário da UNL, 9 de Julho 2154
- Segunda-feira, 25 de agosto, 10h: Aulas magistrais Prof. Marcela Méndez (Argentina)
- Segunda-feira, 25 de agosto, 14h: Aulas magistrais Prof. Emmanuel Padilla Holguín (México)
- Segunda-feira, 25 de agosto, 16h30: Palestra Nicanor Zabaleta, seu período pré-americano, ministrada pelo Dr. Edmundo Camacho Jurado (México)
- Segunda-feira, 25 de agosto, 19h: Recital da Prof. Cecilia Pachecho (Brasil)
- Terça-feira, 26 de agosto, 9h: Seminário de pesquisa ministrado pelo Dr. Edmundo Camacho (México)
- Terça-feira, 26 de agosto, 10h45: Aulas magistrais da Prof. Marcela Méndez (Argentina)
- Terça-feira, 26 de agosto, 14h: Aulas magistrais do Mestre Emmanuel Padilla Holguín (México)
- Terça-feira, 26 de agosto, 16h30: Palestra Nicanor Zabaleta na Argentina Prof. Marcela Méndez (Argentina)
- Terça-feira, 26 de agosto, 19h: Recital a cargo dos harpistas Florencia Arizpe (Argentina) e Alexander David Da Silva (Paraguai)
- Quarta-feira, 27 de agosto, 10h: Aulas magistrais com o maestro Emmanuel Padilla Holguín (México)
- Quarta-feira, 27 de agosto, 14h: Palestra sobre como estudar com a professora Marcela Méndez (Argentina)
- Quarta-feira, 27 de agosto, 14h30: Aulas magistrais com a professora Marcela Méndez (Argentina)
- Quarta-feira, 27 de agosto, 17h: Mesa redonda “Sons com história: o impacto da pesquisa musicológica na interpretação instrumental” com Emmanuel Padilla Holguín (México), Prof. Cecilia Pachecho (Brasil) e Marcela Méndez (Argentina). Moderador: Dr. Edmundo Camacho Jurado (México)
- Quinta-feira, 28 de agosto, 9h30: Palestra “Os músicos e a saúde mental (burnout, gestão do estresse e ansiedade)” a cargo da Prof. Cecilia Pachecho (Brasil)
- Quinta-feira, 28 de agosto, 10h45: Aulas magistrais Mestre Emmanuel Padilla Holguín (México)
- Quinta-feira, 28 de agosto, das 14h às 16h30: Aulas magistrais com a Mestra Marcela Méndez (Argentina)
- Quinta-feira, 28 de agosto, às 16h45: Palestra “Nicanor Zabaleta no México”, ministrada pelo Dr. Edmundo Camacho Jurado (México)
- Quinta-feira, 28 de agosto, 19h: Recital dos alunos de Santa Fé vencedores de concursos nacionais e internacionais
- Sexta-feira, 29 de agosto, 10h: Aulas magistrais do Mestre Emmanuel Padilla Holguín (México)
As atividades da Academia serão realizadas no Liceu Municipal “Antonio Fuentes del Arco”, 1º de janeiro s/n, Santa Fé, Argentina
Las actividades de la Academia tendrán lugar en el Liceo Municipal “Antonio Fuentes del Arco”, 1 de enero s/n, Santa Fe, Argentina