Das tranquilas palmeiras e vilas costeiras de Castillos, um pequeno município do Uruguai, Nicolás Molina continua se consolidando como um dos cantores e compositores mais autênticos de sua geração. Sua música, inspirada em seu ambiente fronteiriço e rural, funde folk, rock e sons contemporâneos com uma sensibilidade única que transcende fronteiras.
Nicolás Molina iniciou sua carreira solo sob o nome de Molina y los Cósmicos, com os álbuns El Desencanto (2014) e El Folk de la Frontera (2016), que lhe abriram as portas para festivais e apresentações na Argentina, Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai. Seu trabalho foi destaque em meios de comunicação internacionais como a KEXP, que o nomeou entre os artistas latinos do ano, e a Billboard, que o incluiu em sua lista dos 10 artistas latinos a serem acompanhados durante o festival SXSW 2016 em Austin.
Vencedor de dois Prêmios Graffiti em 2017 — “Melhor Álbum Indie” e “Solista do Ano” —, Nicolás se destacou tanto por sua produção musical quanto por sua capacidade de se conectar com diferentes públicos. Naquele mesmo ano, ele conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Música concedido pelo Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, com a canção ¿Qué Pasó? que integrou seu álbum Querencia (2019), gravado de forma independente em sua casa em Aguas Dulces (Rocha) e mixado em Tucson, Arizona, por Craig Schumacher, consolidou seu estilo único e o levou a ser novamente premiado no Prêmio Graffiti com duas estatuetas. Mais recentemente, seu EP Castillos Soho (2024) reafirma sua atualidade e conta com colaborações de Patrick Berkery (The War on Drugs) e João Cavalcanti (Tagore), levando-o novamente a um novo Prêmio Nacional de Música concedido pelo Ministério da Educação e Cultura por sua canção Autos y Camiones.
Esta turnê representa um retorno aos palcos espanhóis com um valor especial: Nicolás Molina, além de se apresentar como artista solo, retoma a conexão com Senior i el Cor Brutal, banda com a qual já havia trabalhado em 2008 durante a gravação de um álbum no Uruguai. A colaboração reflete não apenas a excelência musical, mas também uma ponte cultural entre o Uruguai e a Espanha.
Esta turnê de Nicolás Molina conta com o apoio do Programa Ibermúsicas por meio de sua linha de “Ajuda à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.
- 13 de setembro: Showcase Discos Bora Bora no âmbito do Granada Sound, Granada, Espanha
- 14 de setembro: apresentação ao lado de Senior, líder da banda valenciana Senior i el Cor Brutal, Alcoy – L’Escenari, Valência, Espanha
- 17 de setembro: Showcase na Discos Oldies, Valência, Espanha
- 18 de setembro: abertura do concerto da banda norte-americana Okkervil River, acompanhada por El Cor Brutal, Sala Loco Club, Valência, Espanha