Trata-se de um projeto de intercâmbio cultural entre o México e a Argentina para a divulgação do repertório sinfônico orquestral, música tradicional e nova música de compositores ativos, oferecendo concertos, estreias de obras, conferências e masterclasses para estudantes de música e público em geral.
Este encontro faz parte de um trabalho colaborativo entre duas orquestras. Pelo lado mexicano, a Orquestra Sinfônica de Yucatán receberá um maestro e um compositor argentino para apresentar um concerto com um programa sinfônico de obras de compositores argentinos e, pelo lado argentino, a Orquestra Filarmônica de Río Negro recebeu em maio um maestro e um compositor mexicano para fazer o mesmo com um programa de obras sinfônicas de compositores mexicanos.
Durante suas estadias, os dois compositores convidados preparam a estreia de sua obra com a orquestra e também dedicam tempo para dar uma master class e uma palestra sobre os repertórios propostos, falando sobre a estética de sua composição e dando aulas para jovens interessados. Da mesma forma, os maestros dão aulas de regência orquestral para os maestros mais jovens, sobre repertório de música argentina e mexicana.
Na primeira etapa, a Orquestra Sinfônica de Rio Negro, Argentina, dirigida por José Arean, recebeu o compositor mexicano Enrico Chapela Barba. Nesta segunda etapa, a Orquestra Sinfônica de Yucatán, dirigida por Martín Fraile Milstein, recebe o compositor argentino Mauricio Charbonnier.
Este projeto de intercâmbio conta com o apoio do Programa Ibermúsicas através da sua linha “Apoio à circulação de profissionais da música”, convocatória 2024.
- Concertos nos dias 26 e 28 de setembro. Palácio da Música do Centro Nacional de Música Mexicana, Parque Santa Lucia, Centro 97000, Mérida, Yucatán, México.