Incentivando a criação musical, Ibermúsicas propôs uma nova edição de seus concursos de criação de obras acadêmicas, neste caso voltado especificamente para a criação de novas obras para formato de Banda Sinfônica, que serão estreadas por elencos de primeiro nível da Colômbia, Costa Rica, Cuba, México e Venezuela.
Nesta edição, as compositoras e os compositores foram convidadas/os a se inspirar no universo sonoro Ibero-Americano, como um espaço diversificado e cheio de cor, variado e contrastante que, apesar de suas diferenças, tece fios, como as bandas sinfônicas de sopros, que atravessam nossos países e se misturam com suas diferentes culturas, para encontrar sonoridades muito particulares, que as tornam únicas em cada país ou região.
Com o objetivo de promover o conhecimento mútuo dos povos e do subsetor específico das bandas de sopro entre nossos países, os compositores foram incentivados a explorar este universo sonoro a partir dos repertórios, gêneros, formas de soar das bandas dos diferentes países, escolas e seus compositores de referência, entre muitas outras possibilidades que unem os países que integram a cooperação ibero-americana.
A premiação inclui, além de um reconhecimento financeiro para cada criador ou criadora, a estreia das obras vencedoras interpretadas pela Banda Sinfônica Departamental do Valle da Colômbia, uma das sete bandas da Direção Geral de Bandas da Costa Rica, a Banda Nacional de Concertos de Cuba, a Banda Sinfônica da Faculdade de Música da UNAM no México e a Banda Marcial Caracas da Venezuela.
O júri, composto por Andrés Porras Alfaro, da Costa Rica, David Leonardo Guarin Ortiz, da Colômbia, Marcia Quesada, de Cuba, Luis Manuel Sánchez, do México, e Pedro Mauricio Gonzalez, da Venezuela, trabalhou intensamente na seleção das obras vencedoras, dentre as 62 que foram apresentadas ao concurso sob pseudônimo.
Com orgulho e alegria o Programa Ibermúsicas convida-os a conhecer os nomes dos compositores vencedores e das compositoras vencedoras deste concurso aqui.
Um júri constituído por maestras e maestros de renome levou a cabo o processo de qualificação e seleção das obras vencedoras do “Prémio Ibermúsicas para a composição de Obra para Banda Sinfônica” 2025

