Habitar la Ruina é um projeto colaborativo de criação impulsionado pelo Projeto Ars Nova (coletivo mexicano de criação musical e diálogo interdisciplinar) em colaboração com o Sexteto Místico (conjunto musical mexicano baseado na obra homônima de Heitor Villa-Lobos) e Violeta Morales (artista visual chilena que explora a relação entre resíduos, memória e espaço social).
No dia 6 de dezembro, as dinâmicas executadas no projeto serão replicadas num espaço aberto a todo o público interessado através da plataforma Zoom. Este evento inclui os workshops “Som imagem – configurando significados”, ministrado por Violeta Morales, e “A poesia que ouve e a palavra que dita”, ministrado por Tamara Miller e Onír García.
No dia 29 de dezembro, será lançado o álbum “Habitar la Ruina”, que poderá ser apreciado em formato audiovisual no canal do YouTube do Projeto Ars Nova. Este álbum conta com a participação das compositoras e dos compositores: Eunice Shanti, Lucía Rodríguez Blanco, Gonzalo T. Alonso, Rodolfo Rogel e Jes Bernal. Conta também com a participação do Sexteto Místico, composto por: Emilia Castañeda, Daniela Sierra, Eduardo Muñóz, Carlos Chimal, Sariah Flores, Ezequiel González e Fernando M. Cueto. Os visuais são da responsabilidade dos compositores, em colaboração com Violeta Morales.
Este projeto foi premiado pela Ibermúsicas na sua linha de “Apoio a projetos virtuais”, convocatória 2024.
- 6 de dezembro, das 10h às 13h: transmissão via Zoom. Inscrição em becjesus@gmail.com
- 29 de dezembro, 19h: Estreia no YouTube (@_Proyecto_Ars_Nova)

