Este encontro fortalece no Equador a circulação de artistas com trajetória e experiência na música nova e contemporânea na América Latina. O Encontro Internacional de Música Nova consolida a integração ativa entre estudantes e docentes do curso de Artes Musicais, conectados a um corredor multicultural de artistas de diversas regiões da América Latina, bem como à articulação com os espaços culturais da Universidade. Este projeto universitário oferece ferramentas para a atualização de conhecimentos, a geração de redes artísticas, a vinculação internacional e a formação de públicos, ao estabelecer uma agenda ampla e diversa que atua a partir de várias vertentes da música contemporânea, atendendo a diferentes setores da população.
A proposta de ação do I Encontro Internacional de Música Nova está pautada na busca pela potencialização das linguagens artísticas contemporâneas em um mercado das artes altamente instável. Além disso, pretende-se ativar e manter, a longo prazo, uma rede de intercâmbio de conhecimentos e de apresentação de propostas, somada ao compromisso permanente da instituição com a valorização da criatividade e da inovação.
Esta primeira edição conta com artistas internacionais provenientes da Argentina, Brasil, Peru, Estados Unidos, Colômbia e Equador, cujas trajetórias e compromisso com as linguagens contemporâneas fazem de seus perfis ideais para a constituição deste espaço de diversificação de propostas artísticas, fortalecimento de conhecimentos e circulação permanente de artistas. Este Encontro, desenvolvido em uma universidade pública, em uma região não centralizada do país, projeta-se como uma necessidade nacional para o posicionamento dessas linguagens junto à comunidade internacional.
O eixo acadêmico do encontro possibilita a aprendizagem contínua por meio de oficinas e palestras de alto nível ministradas pelos artistas convidados, bem como a reflexão e o intercâmbio de experiências na construção de espaços de diálogo, vivências e geração de políticas de projeção deste gênero. Por outro lado, o eixo programador de produtos musicais se evidencia nos concertos diários do Encontro, que reúnem uma oferta variada das propostas musicais dos artistas, alcançando uma sinergia potente em benefício do público universitário e do público em geral.
O apoio do Programa Ibermúsicas possibilita a presença no encontro do Duo Troneitor, da Argentina; Juan Ignacio Ferreras, da Argentina; Luciana Bass, da Argentina; Julia Telles, do Brasil; e Abel Castro Larrea, do Peru. 15, 16 e 17 de janeiro, Museu Universitário e Faculdade de Artes da Universidade de Cuenca, Equador.

