A acordeonista mexicana La Negra Mexa apresenta o seu EP «Afrocumbias», resultado da sua estadia de especialização na Colômbia

A artista afro-mexicana La Negra Mexa apresenta seu primeiro EP AfroCumbias, uma obra musical que funde a cumbia tradicional colombiana com o rap afrodiaspórico, em um diálogo potente entre palavra, ritmo e memória. Este EP é resultado de sua estadia de especialização na Colômbia com três grandes mestres acordeonistas tradicionais do Caribe colombiano, um projeto apoiado pelo Ibermúsicas.

O projeto funde as raízes mexicanas e a cumbia colombiana, que se entrelaçam com letras carregadas de significado, levando ao palco as lutas e expressões da diáspora afrodescendente.

Acompanhada pelo conjunto feminino Las Cumbiancheras, La Negra Mexa propõe um espetáculo em que o acordeão, o rap, a poesia e o feminismo negro se encontram para narrar histórias de resistência, alegria e transformação social. O repertório inclui temas originais que convidam o público a dançar, refletir e celebrar em comunidade. O álbum será lançado em todas as plataformas em setembro deste ano.

Cantora, compositora e pesquisadora, La Negra Mexa é uma das vozes emergentes mais contundentes da cena afrofeminista. Sua proposta artística combina música, palavra e identidade para transformar os palcos em espaços de memória, prazer e luta.

Além de suas apresentações musicais, La Negra Mexa compartilhará sua experiência como artista e pesquisadora afro-feminista em palestras dirigidas a quem se interessa pelas interseções entre arte, identidade e autogestão. A partir de uma perspectiva crítica e situada, ela abordará temas como a autodefinição como mulher afro-mexicana, a representação na indústria musical, o racismo estrutural e as estratégias que lhe permitiram abrir caminho em contextos historicamente excludentes.

Com formação acadêmica no México e na Colômbia — ela é doutoranda em Estudos Latino-Americanos e mestre em Estudos Artísticos —, sua proposta busca construir pontes criativas e visibilizar as contribuições da diáspora africana na América Latina.

Esta turnê de La Negra Mexa conta com o apoio do Ibermúsicas através de sua linha de “Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico”, convocatória 2024.

  • 08 de agosto: Xalapa, México
  • 09 de agosto: Cuernavaca, México
  • 15 de agosto: Guadalajara, México
  • 22 de agosto: Cidade do México
  • 23 de agosto: Puebla, México
  • 30 de agosto: Cidade do México