A Associação Cultural e Artística Marimba levará a linguagem cultura e património musical de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique a várias atividades culturais no Brasil, sob a representação dos artistas que receberam convite à sua participação em Festival Zona Mundi (Salvador, Bahia), Circo Voador (Rio de Janeiro), Manouche (Rio de Janeiro), Expofeira (Macapá), Festival Se Rasgum (Belém).
Com sede em Lisboa (Portugal) e em Maputo (Moçambique), e com polos de apoio à implementação em Luanda (Angola), Bissau (Guiné-Bissau) e Dili (Timor Leste), o Marimba é um projeto financiado pelo programa Procultura (EU|Camões IP), baseado em um modelo de trabalho em rede com parceiros nos países participantes. O projeto constrói pontes de cultura e cooperação internacional, conectando as raízes e influências musicais comuns com o Brasil, atuando como co-promotor do Festival Zona Mundi em Salvador, (BH), e integrando a programação dos espaços culturais “Circo Voador”, “Manouche” (RJ) e Festivais como Expofeira (Macapá), Festival Se Rasgum (Belém).
A designação deste projeto inspira-se na marimba, instrumento musical amplamente divulgado pelo mundo com origem nos xilofones africanos (ainda hoje encontrados em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau) e que tiveram a sua origem nos gamelões do século. I da região da Indonésia cujos ritmos influenciaram também a música de Timor-Leste.
O Marimba assume a premissa de que a inovação e a criação artísticas têm como recurso base o património imaterial, e que o seu conhecimento e divulgação se assumem como contributo essencial ao desenvolvimento artístico, cultural e socioeconómico das nações.
Centrando-se prioritariamente na área da música, o Marimba promove o conhecimento e a valorização do património musical dos países participantes, nas mais variadas valências. O projeto Marimba assume como missão contribuir para a sustentabilidade e internacionalização do setor da música dos PALOP-TL (Países Africanos de Lengua Oficial Portuguesa y Timor Leste)e para a inclusão social e integração profissional dos jovens artistas, com especial ênfase para o reforço do papel das mulheres na vida social, cultural e económica dos PALOP-TL.
Os artistas convidados expressam linhas de programação baseadas nos princípios de abertura, excelência e internacionalização, sob a forma de expressões musicais que contemplam não só o legado histórico, mas também as mais recentes correntes artísticas, funcionando como estímulo à criação contemporânea. São eles: Jorge Mulumba (Angola), cantor, compositor e tocador de puíta, hungu, dikanza, ngoma, caixa, quissanje e outros instrumentos de matriz africana; Nino Galissa (Guiné-Bissau), autor, compositor e intérprete de kora, Helder Rei do Kuduro (Angola) autor e o maior divulgador do ritmo tradicional Kuduro fora de Angola, Patche Di Rima (Guiné Bissau) considerado o artista Guineense com mais impacto cultural no exterior e Nara Couto (Brasil) que tem trabalhado com vários artista africanos como: Fattu Djakite, Netos do Bandim, etc
O intercâmbio cultural que se procura com esta proposta de participação, para além da promoção de cenas musicais dos diferentes países de língua portuguesa, contribui ainda para o crescimento internacional destes artistas, bem como estimular o desenvolvimento de formação de públicos nestas linguagens e linhas programáticas.
Marimba Brasil 2025 é um dos seis projetos vencedores do edital “Viagens pela Música em Língua Portuguesa”, a convocatória proposta pelo Ibermúsicas, DGArtes, FUNARTE e CPLP para os artistas musicais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
- 3 de setembro: Expofeira Macapá
- 5 de setembro: Se Rasgum Festival, Belém
- 9 de setembro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
- 9 de setembro: Clube Manouche, Rio de Janeiro
- 10 de setembro: Circo Voador, Rio de Janeiro
- 11 de setembro: Festival Zona Mundi, Salvador de Bahía
- 12 de setembro: Circo Voador, Río de Janeiro
- 12 de setembro: Festival Zona Mundi, Salvador de Bahía
- 14 de setembro: Festival Zona Mundi, Salvador de Bahía