O balanço das águas, que viaja nas ondas, atravessa facilmente o oceano e vai do Brasil a Cabo Verde e vice-versa. Nancy Vieira e Fred Martins sabem bem disso. A música de Cabo Verde e do Brasil partilham afinidades para além da língua comum. No coração da morna está o sentimento de sodade, uma nostalgia de saudade, comparável ao sentimento brasileiro da saudade presente na bossa nova, ambos também relacionados com o fado português, ecos do qual também podem ser encontrados neste álbum.
Nancy Vieira é um verdadeiro tesouro vivo das ilhas que deram a morna e o funaná, a coladeira e muito mais, a voz de um crioulo tão universal quanto doce, tão sensual quanto moderna, que nos últimos anos gravou alguns dos discos mais importantes da cultura que a Unesco reconhece agora como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Tem combinado a música cabo-verdiana com outras como a brasileira e a caribenha, e colaborado com artistas cabo-verdianos como Dany Silva e Sara Tavares.
Fred Martins é outro tesouro, este do outro lado do oceano. Nascido no Rio de Janeiro, é compositor, cantor e guitarrista, influenciado pela bossa nova, pelo samba e pela MPB. Radicado em Lisboa, Martins tem colaborado com artistas de Espanha, Reino Unido, Itália e outros países.
Fred e Nancy conheceram-se em 2013 e têm colaborado desde então. Esperança, é o álbum resultante da colaboração que no Japão alcançou o 1º lugar no Top de Músicas do Mundo da Amazon. Gravado por Jorge Cervantes – que participa especialmente na canção “Saiko Dayo” – no CervanteStudio em Lisboa, o álbum apresenta maioritariamente a voz de Nancy, acompanhada pela guitarra e voz de Fred.
Esperança é uma mistura evocativa das músicas de Cabo Verde e do Brasil, com canções de paz e amor, temas originais e clássicos cabo-verdianos, para além de um bolero cubano, “Tú Me Acostumbraste”.
“Escolhemos as canções com o coração atento ao que acontece no nosso mundo, no nosso tempo. Poder demais em poucas mãos, desigualdade enorme, demasiadas vidas perdidas em vão. Assim, gostaríamos de lembrar, com estas canções, que compaixão, empatia, sentido coletivo de vida, solidariedade e respeito podem existir neste mundo, porque na base de tudo está o amor. São canções de colegas e amigos que partilham o mesmo espaço espiritual, uma atitude de busca de crescimento. São versos que vibram para o bem de cada um e também para o bem comum.”
Juntos, irão apresentar este novo álbum ao vivo na França, no qual pode esperar música de extrema qualidade e total sinceridade, capaz de tocar corpos e corações, interpretada por dois artistas tão genuínos quanto universais.
Esta apresentação de Nancy Vieira e Fred Martins é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas por meio da sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, convocatória 2025. 9 de fevereiro, 20h30 no festival Au Fil Des Voix, na sala Le 360, Paris, França

