A cantora e compositora peruana Josefina Ñahuis leva a sua música ao Equador

Josefina Ñahuis, “A Voz de Ouro da América”, nascida em Chincheros, Apurímac, Peru, é licenciada pela Universidade Nacional San Cristóbal de Huamanga, Ayacucho. É cantora e compositora de música andina, promotora e investigadora da música tradicional peruana. Conta com mais de sete produções musicais e acaba de comemorar vinte anos de vida artística.

 

De 2004 a 2006, foi a vocalista principal do Conjunto Nacional da Escola de Folclore José María Arguedas. Em 2011, foi convidada especial para celebrar o centenário de Machu Picchu, e três meses depois viajou para o Canadá para cantar no Festival Internacional Peruano-Canadiano. Em 2012 participou na digressão internacional “Apresentação do Álbum Binacional – Porque Cantando se Alegra la Vida” promovida pelo Ministério da Cultura do Equador e pela Embaixada do Equador no Peru.

 

Entre 2012 e 2013 trabalhou como promotora cultural para o Ministério da Cultura de Cusco, e depois, de 2014 a 2015, fez parte do elenco nacional do Ministério da Cultura, como cantora principal do gênero andino. De 2015 a 2020, trabalhou como intérprete e tradutora da língua quíchua no Ministério da Cultura, sendo a pioneira na implementação da janela multilingue.

 

Em 2019, fez uma digressão artística pela Europa, dando concertos nos palcos de Madrid (Espanha) e cidades da Itália (Milão, Turim, Florença, Gênova e Roma). Atualmente é diretora do Programa Cultural “Cantos y Costumbres”, cujo objetivo é o resgate, revalorização e divulgação das canções quechua e populares do Peru e da América Latina.

 

Josefina Ñahuis, em representação do Peru, foi convidada para o Festival Internacional “Encuentro de Cantoras Sinchi Warmikuna”, que terá lugar na cidade de Otavalo, Equador.

 

Sinchi Warmikuna é um coletivo independente de cantoras cujo objetivo é promover o encontro, o desenvolvimento artístico, a investigação de canções tradicionais e a produção de projetos culturais liderados por mulheres Kichwa da região andina do Equador. Desde a sua criação, a organização tem levado a cabo múltiplas propostas para manter a sua comunidade unida através de encontros, palestras, workshops, concertos, grupos de trabalho organizacionais e investigação de canções tradicionais.

 

A proposta de Josefina Ñahuis foi premiada pelo Programa Ibermúsicas na linha de ação de Ajudas ao Sector Musical para a Circulação Internacional, edital 2023.

 

  • De 2 a 6 de maio de 2024: Encontro de Cantores Sinchi Warmikuna, Otavalo, Equador