“El tiempo en una canción” é o novo projeto musical de Lucía Severino. A música de Severino e sua origem costeira conferem identidade a uma proposta artística que busca expandir-se para novos espaços geográficos e culturais. A proposta expressa uma visão de gênero inclusiva, a partir de uma equipe criativa feminina, que dialoga com novas visões e linguagens artísticas.
Juntam-se a Lucía nesta turnê Ana Oliver (intérprete, bailarina e coreógrafa), Joaco Pena, Gastón Figueredo e Julieta Domínguez (músicos).
No caso específico de Tandil, a artista se apresentará em formato solo e em colaboração com sua colega Emilia Inclán, dando continuidade ao trabalho iniciado em seu projeto comum, Borde, que também foi oportunamente apoiado pelo Programa Ibermúsicas.
O show integra canções do novo álbum e outras do repertório de Lucía Severino, que fazem parte de sua discografia composta por quatro álbuns e um EP. Suas letras e sonoridade surgem organicamente como um reflexo da vida na zona costeira de Canelones. Sua música mistura a paisagem sonora cotidiana – sapos, praia, pedras – com o som urbano da tecnologia.
Lucía Severino é uma compositora, cantora, produtora e instrumentista uruguaia. Possui sólida formação em música e artes cênicas. Sua discografia é composta por Los Días (Ayui, 2014) – Presente Continuo (independente, 2017) – Una, disco em capítulos (Independente 2020/2021, reedição Bizarro 2023) – Borde (EP Independente, 2022) – El tiempo en una canción (Bizarro 2024). Produziu o single Mujeres de todas partes, composição de Estela Magnone (Bizarro, 2025).
Sua proposta musical funde a palavra falada e cantada com uma diversidade de gêneros e texturas. Ela compôs e produziu diversas músicas para obras de dança contemporânea e teatro.
Foi reconhecida em várias ocasiões, recebendo prêmios e fundos governamentais para o desenvolvimento de seus projetos artísticos. Entre suas conquistas estão: o prêmio Mec FEFCA pela trajetória e o prêmio do Fundo Ibermúsicas, além de vários apoios do Fundo Nacional de Música (FONAM) e dos Fundos Concursáveis para a Cultura do Mec.
Desde 2008, ela se apresenta ao vivo em diversos formatos, incorporando ocasionalmente propostas de artes cênicas e visuais para criar espetáculos multidisciplinares. Suas apresentações em locais emblemáticos como o Teatro Solís, Sala Hugo Balzo del Sodre, Sala Zitarrosa, Centro Cultural Politeama e La Trastienda deixaram marcas na cena artística uruguaia.
Esta turnê é possível graças ao apoio do Ibermúsicas, por meio de sua linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.
- 23 de setembro: Centro Cultural Ricardo Rojas, Cidade de Buenos Aires, Argentina
- 27 de setembro: Casa de Saúde, Concepción, Chile
- 4 de outubro Macanudo: Tandil, Província de Buenos Aires, Argentina