A cantora folclórica espanhola Karmento se apresentará no Brasil, Chile e Argentina

Representante-chave do neofolclore espanhol. As músicas de seu mais recente álbum, “La Serrana”, são baseadas na canção autoral e transitam pela copla, flamenco, música étnica e seguidillas manchegas.

 

Karmento é uma artista de La Mancha que iniciou sua carreira artística em 2012, quando decidiu se mudar para a ilha de Malta. Lá, ela começou a conhecer músicos internacionais e começou a compor as músicas que formariam seu primeiro álbum, “Mudanzas”.

 

Com “La Serrana”, a artista de La Mancha inicia uma nova etapa na qual dá um passo em direção a um folclore mais vanguardista, mas mantendo sua essência mais pura. Nas dez novas canções que compõem este novo álbum, Karmento, inspirada nas mulheres de seu povo e em sua própria identidade, mergulha em suas raízes serranas em uma jornada emocional e narrativa que atravessa a vida e a memória de sua pertença.

 

Em 2020, quando lançou o álbum “Este devenir”, ela começou a se posicionar como um dos grandes nomes do neofolclore espanhol, tornando seu álbum um dos 10 melhores álbuns de Música de Raíz para Mondo Sonoro e obtendo uma indicação para o MIN Awards nessa categoria. Sua apresentação ao vivo foi selecionada em diferentes circuitos, redes de teatro e catálogos, e a turnê terminou com mais de 130 shows. Karmento participou do Benidorm Fest 2023, com sua música “Quiero y duelo”, tornando-se uma dos finalistas graças ao apoio unânime do público.

 

No Rio de Janeiro e em São Paulo, para além dos concertos, Karmento participará em duas actividades complementares organizadas pelo Instituto Cervantes em cada cidade. No dia 13 de março, participará numa mesa redonda com Louise Freire e Fátima Lima, onde será abordado o tema “A sexualização da mulher na arte”. Posteriormente, no dia 18 de março, a conversa centrar-se-á na sua figura com o programa intitulado “Música, género e outras partituras: um encontro com Karmento”.

 

A digressão latino-americana de Karmento é apresentada como uma oportunidade única para mergulhar nas profundezas de “La Serrana”, explorar as reflexões sobre música e género e experimentar a paixão e a criatividade da artista em vários palcos internacionais.

 

 

  • 14 de março, 19h, Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • 16 de março, 19h, SESC Vila Mariana de São Paulo, Brasil
  • 20 de março, Rondeman, Ciudad de Buenos Aires, Argentina
  • 22 de março, CCE Anniversary Santiago de Chile, Chile
  • 23 de março, 22h, WOMAD Chile, Chile

 

https://www.youtube.com/@Karmento

https://www.instagram.com/lakarmento/