A compositora paraguaia Fátima Abramo Acuña continua com seu Mestrado Universitário em Composição Musical com Novas Tecnologias na Universidade Internacional de La Rioja, Espanha

Fátima Abramo Acuña realiza um Mestrado Universitário em Composição Musical com Novas Tecnologias na Universidade Internacional de La Rioja (UNIR). O programa combina pesquisa acadêmica, criação artística e o uso de ferramentas digitais, eletrônicas e computacionais aplicadas à composição musical contemporânea.

Por meio desse processo formativo, Fátima Abramo busca adquirir conhecimentos técnicos e conceituais avançados que lhe permitam desenvolver obras musicais inovadoras, integrando recursos como música eletroacústica, composição audiovisual e técnicas contemporâneas de produção sonora.

Além disso, o projeto tem uma projeção educacional e social, uma vez que contempla a posterior transferência dos conhecimentos adquiridos por meio de workshops, palestras e atividades de divulgação dirigidas a estudantes, compositores e professores no Paraguai, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural e a inserção da criação musical paraguaia no âmbito ibero-americano.

Fátima Abramo Acuña é compositora, trombonista e professora. É trombonista principal da Orquestra Sinfônica do Congresso Nacional e professora do Conservatório de Música da Universidade Nacional de Pilar. Concluiu seus estudos de pós-graduação e desenvolve uma ativa labor artística e pedagógica no âmbito da música acadêmica. Sua produção como compositora inclui obras para música de câmara e orquestra, com especial interesse na intersecção entre criação contemporânea, identidade cultural e questões sociais. Através do Mestrado Universitário em Composição Musical com Novas Tecnologias, ela busca ampliar seus recursos criativos e contribuir para o desenvolvimento de novas áreas de formação musical no Paraguai.

A realização deste curso é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas através de sua linha de Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico, convocatória 2025.

  • Fevereiro e março, Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), Logroño, Espanha