“Canciones – uma celebração” é um novo espetáculo que dá pleno sentido ao seu nome e à sua maneira de compreender a arte precisamente como celebração: da amizade e das relações profissionais e humanas; dos encontros artísticos destes quase trinta anos de carreira e do lastro que foram sedimentando na própria formação da cantora e compositora catalã; das canções que permaneceram e foram forjando uma possível visão de mundo. Uma celebração da canção como forma de expressão e criação, de um compartilhar generoso e excepcional, de um possível lugar de encontro — ponto de partida, manancial, princípio e fim, e de nunca deixar de cantar.
Entre 2023 e 2025, a artista do Ampurdão alcançou profundas cotas de maturidade e plenitude artística. Nesse período, Sílvia apresentou ao vivo, em todo o mundo, três projetos discográficos próprios: Sílvia y Salvador (Warner Music Spain, 2025), ao lado do cantor e compositor português Salvador Sobral; Lentamente (Sony Music España, 2024), junto ao histórico guitarrista argentino Juan Falú; e Toda la vida, un día (Sony Music España, 2023), seu trabalho mais recente de composições autorais.
Ela também realizou uma turnê com Damien Rice pela Europa e pelos Estados Unidos, cantou com Natalia Lafourcade na Cidade do México, colaborou no último disco de Residente (pelo qual recebeu um Latin Grammy e outra indicação) e participou de algumas datas da turnê, apresentou-se com Snarky Puppy, Zé Ibarra e cantou em dois programas sinfônicos distintos, entre inúmeras outras aparições e atividades profissionais.
A essência dessa trajetória e dos muitos projetos realizados orbita em torno de três motivações irrenunciáveis: que a proposta artística esteja em sintonia com sua própria visão, permitindo que ela se identifique nela e com ela; poder compartilhar valores éticos e estéticos com as pessoas com quem essas propostas são criadas e desenvolvidas; e que, por fim, esses dois encontros — artístico e pessoal — se sustentem em uma estrutura bela, simples ou complexa, chamada canção.
Sílvia Pérez Cruz se apresentará no Uruguai acompanhada por Marta Roma (violoncelo), Bori Albero (contrabaixo) e Carlos Montfort (violino).
A presença de Sílvia Pérez Cruz no Festival Medio y Medio é possível graças ao apoio do Ibermúsicas, por meio da linha de Apoio à Circulação de Profissionais da Música, convocatória 2024.
- Sábado, 31 de janeiro, 21h30: Festival Medio y Medio – 30 anos, Punta Ballena, Uruguai

