A dupla portuguesa Eliseu Silva e Olga Amaro leva ao Brasil a obra de Nicolau Medina Ribas

A dupla resgata o legado esquecido de um dos maiores artistas portugueses de todos os tempos, Nicolau Medina Ribas, aclamado no Brasil como o Paganini português. Compositor, maestro e violinista régio do Rei D. Luís I,Concertino da Orquestra do Teatro Nacional de S. João, Medina Ribas brilhou nos maiores palcos europeus, com partituras editadas em Milão e Paris, e uma carreira de sucesso ao lado de mestres como Charles de Bériot, no Conservatório Real de Bruxelas — o mais prestigiado da sua época. Inexplicavelmente, o nome de Nicolau Medina Ribas desapareceu do panorama musical português, levando consigo as suas obras e a memória da sua grandiosidade!

No ano em que se comemoram os 125 anos da morte do compositor, Eliseu Silva e Olga Amaro levam o seu nome além fronteiras, dando a conhecer a sua obra no Brasil, país onde a família Ribas foi em finais do séc. XIX altamente reconhecida no panorama musical.

Eliseu Silva e Olga Amaro trabalham juntos desde 2010, tendo realizado concertos de norte a sul do país bem como Espanha, França, Itália e Roménia. O seu trabalho sempre se pautou pela  interpretação dos grandes clássicos para violino e piano bem como a divulgação da música portuguesa além fronteiras, esta última com maior destaque nos últimos anos em que o duo se focou na procura de obras ainda desconhecidas do panorama musical português. Atualmente desenvolvem um trabalho de pesquisa nesta área que tem como objetivo a edição fonográfica e apresentação de obras inéditas de compositores portugueses ao público.

Esta turnê é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas. A dupla Eliseu Silva e Olga Amaro foi vencedora na linha de “Apoio à circulação de profissionais da música”, chamada 2024.

  • 12 de agosto, Departamento de Música, Campus Universitário, Darcy Ribeiro SG-2 e SG-4, Brasília, Brasil
  • 14 de agosto, 21h: Escola de Música, Rua Riachuelo 1351, Padre Eustáquio, Belo Horizonte, Brasil