A guitarrista mexicana Andrea Salcedo fará parte da programação da Terceira Edição do Encontro Internacional de Mulheres Guitarristas, que será realizado na Argentina

Andrea Salcedo é a primeira mulher mexicana guitarrista de flamenco e é considerada uma referência internacional pelo jornal espanhol El País. Originária de Jalisco, México, cresceu em Chicago, para onde chegou aos 10 anos de idade.

Formada com honras pela NIU, a Universidade do Norte de Illinois, nos Estados Unidos, onde recebeu seu diploma em Guitarra Clássica sob a direção do guitarrista Fareed Haque. Iniciou seus estudos de flamenco em 2012 com o guitarrista espanhol Jesús de Aracely em Chicago. Reside na Espanha desde 2019, onde continua sua formação com Aquilino Jiménez “El Entri” e José Manuel Montoya na Fundação Conservatório Flamenco Casa Patas, em Madri.

Estreou-se em Espanha no Festival Ellas Crean 2019 e participou em festivais como Suma Flamenca 2020, Flamenco Joven 2021 e o Paco de Lucía Legacy Festival 2024 em Nova Iorque. Ao longo da sua carreira, atuou em importantes palcos e festivais no México, Espanha, Estados Unidos, Colômbia, República Checa e China.

Em 2022, lançou seu primeiro álbum, Fuente y Cauce de la Guitarra Flamenca, produzido pelo guitarrista Jesús de Rosario. Em 2024, concluiu o Mestrado em Ensino Artístico de Interpretação em Flamenco no Centro Superior Música Creativa de Madrid, onde estudou com renomados professores como Dani de Morón, Josemi Carmona, Antonio Serrano e Arcángel.

O Encontro Internacional de Mulheres Guitarristas tem como objetivo visibilizar e divulgar o trabalho de músicas, compositoras, concertistas e cantautoras que cultivam a arte da guitarra em suas diferentes variantes. Conta com a direção artística de Analía Rego e a direção executiva de Virginia Yep.

Andrea Salcedo foi vencedora na chamada 2024 do Programa  Ibermúsicas na linha “Apoio à circulação de profissionais da música”.

  • 24 de setembro, 20h: Concerto na Sala Pugliese do Centro Cultural de la Cooperación. Av. Corrientes 1543, Cidade de Buenos Aires, Argentina
  • 25 de setembro, 18h: Reportagem e apresentação ao vivo em “De Segovia a Yupanqui” pela Rádio Amadeus FM 91.1
  • 26 de setembro, 9h às 13h: Clínica de Guitarra Flamenca no Auditório do Departamento de Artes Musicais da Universidade Nacional das Artes. Av. Córdoba 2445, Cidade de Buenos Aires, Argentina