A jovem soprano paraguaia Alejandra Meza realizará atividades artísticas e acadêmicas na Itália

A soprano e professora de canto paraguaia Alejandra Meza terá uma agenda artística e acadêmica intensa na Itália em janeiro e fevereiro de 2026. A turnê oferecerá palestras magistrais na prestigiada “Puccini International Opera Composition Academy (IOCAL)” e culminará com a participação em produções de ópera com a “Compañía del Teatro Ventidio Basso”.

A turnê começará na cidade de Lucca, onde Meza oferecerá duas aulas magistrais sobre a revisão da escrita vocal em óperas escritas por jovens compositores da Puccini (IOCAL) 2026. Este fato representa um passo significativo, pois pela primeira vez um festival internacional convida uma professora de canto paraguaia para colaborar na formação especializada de seus alunos, referente à escrita vocal.

Além disso, no âmbito dos projetos sociais que fazem parte do Puccini IOCAL, este ano serão realizados dois concertos líricos na Cassa di reclusione di massa di San Gimignano, em Siena.

A Puccini International Opera Composition Academy é uma academia de composição operística organizada pelo Puccini Chamber Opera Festival, um espaço onde são apresentadas estreias mundiais de novas óperas. Em apenas 8 anos, produziu mais de oitenta óperas sob a orientação de seu presidente e fundador Girolamo Deraco e seu diretor executivo Alessandro J. Bianchi.

Posteriormente, Meza se mudará para Ascoli Piceno, onde se juntará à companhia do Teatro Ventidio Basso para as produções das óperas Cavalleria Rusticana, de Mascagni, e Tosca, de Puccini, como artista do coro, com apresentações nos teatros das cidades de Ascoli Piceno, Livorno e Fasano.

Por fim, ele ministrará duas aulas magistrais sobre o “Projeto Lieder e exercícios de escrita vocal” no prestigiado Conservatório de Música Luigi Boccherini, em Lucca, Itália

A companhia do Teatro Ventidio Basso colabora com importantes teatros e festivais da Itália e da Europa, destacando-se por sua intensa atividade operística, sob a atual direção do maestro Pasquale Veleno.

Alejandra Meza é uma jovem soprano paraguaia com experiência internacional no repertório operístico, na música contemporânea e no repertório barroco. Ela já se apresentou em palcos da Itália, Alemanha, Noruega, Malta, México, Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai. É uma das vozes mais destacadas de sua geração, com um repertório que abrange desde o barroco até a ópera contemporânea. Seu talento e versatilidade a levaram a se apresentar em renomados teatros de tradição italiana e festivais de música, como a Italian Opera Accademy 2022, sob a direção do maestro Riccardo Muti, o Victoria International Arts Festival em Malta, o Rossini Opera Festival, o Puccini Chamber Opera Festival, o Ravenna Festival, o Bachfest Leipzig, as temporadas de concertos do Divertimento Ensamble em Milão, o Festival Internazionale di Musica Sacra em Roma, entre outros. Paralelamente à sua carreira artística, ela apostou na sua formação acadêmica contínua na Itália. É mestre em canto lírico pelo Conservatório “Bruno Maderna”, mestre em forma e história musical pela Università Guglielmo Marconi di Roma e se especializou em repertório contemporâneo na International Divertimento Ensemble Academy de Milão.

Sua participação no Puccini IOCAL como palestrante convidada representa um marco para o Paraguai, fortalecendo a visibilidade internacional da lírica nacional e abrindo portas para futuros projetos de cooperação artística entre as duas nações.

Esta turnê lírica conta com o apoio da Ibermúsicas, da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, da AIE Paraguai, da APA e da SGP Paraguai, por meio da linha “Ajuda à circulação de profissionais da música”, convocatória 2025.

  • 21 e 28 de janeiro: Masterclass, Academia Internacional de Composição Operística Puccini, Lucca, Itália
  • 19 e 29 de janeiro: Concerto Lírico, Casa di reclusine di Massa di San Gimignano, Siena, Itália
  • 22 e 29 de janeiro: Masterclass, Conservatório de Música Luigi Boccherini, Itália