A produtora musical peruana Negra Valencia inicia um Curso Intensivo de Produção Musical na escola Tecson, na Argentina

A produtora e compositora peruana Negra Valencia viajará a Buenos Aires, Argentina, para participar do Curso Intensivo de Produção Musical da escola Tecson, uma das instituições de formação técnica mais reconhecidas da região. Este programa de especialização permitirá ampliar e aprofundar seus conhecimentos em produção, gravação, mixagem e conceitualização sonora, com o objetivo de fortalecer seu trabalho artístico e profissional na cena musical latino-americana.

Com 10 anos de trajetória na cena independente de Lima, Negra Valencia consolidou-se como uma criadora fundamental dentro da produção musical contemporânea do Peru. Foi responsável por dar vida a universos sonoros únicos, como os da banda indie Dan Dan Dero, de seu projeto solo Negra Valencia e do duo experimental Mi Puga Mi Pishgo, desenvolvendo um estilo que combina sensibilidade, exploração tímbrica e uma forte identidade estética.

Atualmente, além de sua atuação como artista, é produtora de diversos projetos e foi responsável pela realização e direção sonora de álbuns completos de artistas como Lorena Blume e Antay, artista trans peruana cuja proposta acompanhou desde a conceituação até a mixagem final. Sua abordagem de produção parte de um olhar que integra identidade, narrativa pessoal e exploração emocional, características que marcam seu trabalho e trazem novas perspectivas para a indústria musical independente.

Sua participação na Tecson integra um objetivo maior: fortalecer a produção musical para artistas LGBTIQ+ na América Latina, aplicando os conhecimentos adquiridos para impulsionar vozes diversas na região. Como artista e produtora que também faz parte dessa comunidade, Negra Valencia busca contribuir para a construção de espaços mais acessíveis, representativos e profissionais para projetos emergentes e dissidentes.

Este processo de especialização de Negra Valencia na Argentina conta com o apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha de Apoio à Especialização e ao Aperfeiçoamento Artístico e Técnico, convocatória 2025.