A Rede Iberoamericana de Orquestras Sinfônicas – RIOS convida para uma formação profissional para Arquivistas e Bibliotecários Musicais

A Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfônicas – RIOS impulsiona  o desenvolvimento da música sinfônica promovendo a integração e a cooperação, com ferramentas que contribuem para a promoção da música orquestral, o intercâmbio de conhecimentos, a identificação de desafios e a coordenação de agendas, fortalecendo as instituições e o setor em geral. Atualmente é formada por 34 orquestras de 15 países e está permanentemente aberta à incorporação de novas instituições que buscam ingressar na Rede.

 

RIOS também oferece oportunidades de treinamento profissional credenciado que respondem às necessidades muito específicas dos artistas e do pessoal administrativo e técnico das orquestras. Dentro desta estrutura, o primeiro treinamento profissional dedicado ao aperfeiçoamento de arquivistas e bibliotecários musicais é realizado em articulação com a MOLA (Major Orchestra Librarians’ Association), uma organização líder na padronização destas práticas em nível global.

 

O treinamento será ministrado por Angels Martinez (Metropolitan Opera House) e Claudia Restrepo (Utah Symphony e Utah Opera). A atividade é planejada com uma sessão inicial (apresentação e planejamento da agenda final) e 4 sessões subseqüentes com o seguinte esquema sugerido:

 

  • Sessão 1: Introdução: o que é/o que faz um bibliotecário orquestral + Perguntas e respostas ao final da sessão.

  • Sessão 2: Parte administrativa: instrumentos, programas, comunicação com maestros e artistas, versões de obras, editoras, materiais que precisam ser alugados, direitos autorais.

  • Sessão 3: Preparando a música: arcos, erratas, transposições, cortes, etc.

  • Sessão 4: Coleta: Encadernação, tipos de papel, como manter uma coleção, bancos de dados, photoshop, loja de cópias, perguntas e sugestões finais.

 

30 de setembro, 7, 14 e 21 de outubro (e 28 de outubro em reserva) por videoconferência nos seguintes horários: 9 hs MX (GMT-7), 10 hs CR (GMT-6), 11 hs CO/MX/EC/PA/PE (GMT-5), 12 hs PY/VE/CU/CL (GMT-4), 13 hs AR/BR/UY (GMT-3), 17 hs PT (GMT+1), 18 hs ES (GMT+2).

 

Inscrição em: https://forms.gle/rcWLstRf7X61c34C9