A renomada professora Nidia Góngora, guardiã da tradição do sul do Pacífico colombiano, realiza uma extensa turnê pelos Estados Unidos.

A professora Nidia Góngora é a cantora mais reconhecida e uma referência da música do Pacífico colombiano. Ao longo de seus mais de 25 anos de experiência como compositora e intérprete, a professora Nidia conseguiu construir pontes entre a música tradicional de sua terra natal, Timbiquí (Cauca), e outros gêneros musicais do mundo.

Ela é a grande portadora da tradição herdada de seus antepassados, sua mãe, a parteira Libia Oliva Bonilla, sua professora Elizabeth Sinisterra, seu pai Isaac Góngora e os cantores e cantoras de referência de sua comunidade.

Diretora, fundadora e vocalista do grupo musical Canalón de Timbiquí, vencedor em várias ocasiões do Festival de Música do Pacífico “Petronio Álvarez”, imortalizando sua voz em hinos do Pacífico colombiano. Sua versatilidade a posicionou como referência tanto em comunidades de músicos tradicionais quanto na cena afro-latina, levando-a a se apresentar em vários palcos internacionais na Europa, Ásia e Estados Unidos. Recentemente, ela foi reconhecida como uma das 100 novas líderes da Colômbia pelo Grupo Prisa e Caracol Radio.

Em 2023, o Ministério do Meio Ambiente da Colômbia e os Parques Nacionais da Colômbia batizaram uma espécie de orquídea descoberta nos Farallones de Cali com o nome de Lepanthes nidiagongorana, em homenagem a esta mulher que dedicou sua vida à salvaguarda e promoção dos cantos tradicionais do Pacífico.

Ela é formada em Educação Infantil, cantora e pesquisadora da música tradicional do Pacífico sul colombiano. Há 12 anos, ela desenvolve um trabalho permanente de formação musical com crianças em contextos escolares e comunitários em áreas rurais e urbanas do Cauca e do Vale do Cauca por meio da Fundação Escuela Canalón, um projeto que resgata e preserva os valores da identidade cultural da região.

Nidia Góngora também é uma empresária e ativista reconhecida como uma das mulheres líderes e empreendedoras da região, graças à sua criatividade em projetos como “Viche Positivo”, sua reconhecida marca de bebidas tradicionais do Pacífico, sua pousada “La Bella Sofía” em Timbiquí e seu Festival “Arrullo en el Barrio”.

Para 2025, a professora Nidia Góngora apresenta seu primeiro álbum solo, Pacífico Maravilla, uma proposta que funde diversos ritmos do lugar que a viu nascer e conecta as noites de violão às margens do rio Timbiquí, o som dos manguezais, a melodia da marimba, a força dos tambores e das vozes. Pacífico Maravilla é uma homenagem à vida, um testemunho de suas experiências em Timbiquí e de sua conexão com a África. Grande parte do álbum foi gravado em Timbiquí e destaca as vozes de mulheres idosas e jovens, com cantos salves que evidenciam a renovação geracional na música do Pacífico. Também conta com a participação de artistas convidados, como a cantora afro-cubana Daymé Arocena, indicada ao Grammy Latino 2024, e a poeta, ativista e antropóloga costarriquenha Shirley Campbell, reconhecida por sua poesia afrodescendente que celebra a identidade, a negritude e a resistência das mulheres negras na América Latina.

Nidia Góngora foi vencedora da convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas e Mid Atlantic Arts para a realização de turnês pelos Estados Unidos.

Esta turnê tem o potencial de conectar o público norte-americano com as raízes culturais e musicais do Pacífico colombiano, gerando um diálogo intercultural em torno de temas universais como o empoderamento feminino, a justiça social e a capacidade das artes de transformar comunidades.

  • 28 de agosto: Sahara Lounge, Austin, Texas
  • 30 de agosto: The Wild Detectives, Dallas, Texas
  • 31 de agosto: Pueblo Nuevo, Houston, Texas
  • 1º de setembro: Algiers Music and Arts Studio, Nova Orleans, Louisiana
  • 3 de setembro: WAA, Los Angeles, Califórnia
  • 4 de setembro: Ojsai Underground, Ojai, Califórnia
  • 6 de setembro: Mission Cultural Center, São Francisco, Califórnia
  • 6 de setembro: Freight and Salvage, Berkeley, Califórnia
  • 21 de setembro: Drom, Nova York
  • 22 de setembro: Hill Center, Washington
  • 26 e 27 de setembro: Lotus Festival, Bloomington, Indiana
  • 29 e 30 de setembro: Krannert, Chapaign, Illinois
  • 1º de outubro: Chicago World Music Festival, Chicago, Illinois
  • 5 de outubro: The Cedar, Minneapolis