Acessibilidade e Inclusão Cultural: Rumo a uma Ibero-América para o usufruto de todos

Gerar acessibilidade envolve questionar nossas próprias práticas e repensar criticamente as maneiras como criamos e geramos políticas públicas. Nós nos esforçamos para capacitar as pessoas a adotar uma nova maneira de olhar e entender a sociedade, para que todos os modos de existência e corporalidade sejam valorizados. Queremos promover a reflexão sobre como são gerados projetos, produtos e serviços culturais, disponibilizando algumas ferramentas que possam contribuir neste caminho rumo à inclusão de uma Ibero-América do qual todos possam desfrutar.

É por isso que fizemos uma parceria com a Fundação Music for All, uma organização espanhola dedicada exclusivamente a promover a acessibilidade na música, que generosamente fornece, de forma pro bono, uma série de manuais e guias didáticos para tornar festivais, salas de concerto e palcos acessíveis. Os manuais e guias estão disponíveis abaixo para referência e download gratuitos.

Ao mesmo tempo, o Ibermúsicas convida pessoas, associações, fundações, ONGs, produtoras, iniciativas governamentais e artistas com deficiência a integrarem a Rede Ibero-Americana de Acessibilidade Cultural na Música, com o objetivo de promover um espaço de encontro, troca de experiências e, principalmente, ampliar e fortalecer essa rede.

Para participar, basta criar ou atualizar um perfil no nosso Catálogo do Setor Musical, incluindo os dados de contato e uma breve descrição do seu trabalho na área.