O Ministério da Cultura do Peru, em conjunto com o Festival Internacional de Cajón e Percussão Rafael Santa Cruz, propôs este ano um concurso especial no âmbito da celebração do “Cajón Peruano”, a ser realizado em 2026, com o objetivo de ampliar o diálogo internacional em torno do cajón peruano e da percussão Afro-Peruana, incentivando uma reflexão sobre este instrumento que, desde as costas do Peru, estendeu-se para longe, tornando-se parte da sonoridade de muitas músicas do mundo.
O Festival Internacional de Cajón e Percussão Rafael Santa Cruz é um festival de percussões do mundo que tem o cajón peruano como anfitrião. Em 2008, Rafael Santa Cruz fundou o primeiro festival de percussão do Peru para que se conhecesse e reconhecesse a origem afro-peruana do cajón, celebrando que o instrumento transcendeu as fronteiras geográficas e musicais. Através de uma programação integral, que inclui concertos, conferências, exibições de vídeo, workshops, masterclasses, feira e concerto de gala, o Festival é uma plataforma onde músicos de diversas escolas, estilos e nacionalidades se reúnem para divulgar seus instrumentos de percussão, sua música e sua cultura.
Artistas e pesquisadores foram convidados a apresentar seus projetos por meio do “Ibermúsicas Global”, uma nova ferramenta do Programa Ibermúsicas que visa promover o encontro entre propostas artísticas e festivais de todo o mundo.
Podes ver os projectos vencedores aqui.
Anunciam-se os projetos vencedores do Prémio Peru – Ibermúsicas – Celebrando o Cajón Peruano e a Percussão Afro-Peruana

