Estão abertas as Chamadas Ibermúsicas 2023 para projetos 2024

Como fazemos há mais de 10 anos, temos o grande prazer de anunciar as nossas convocatórias e concursos dirigidos a todo o sector musical ibero-americano.

Este ano com a adição de uma grande novidade. Muitas das nossas convocatórias foram abertas a destinos de todo o mundo. O sector da música regional encontra-se num momento propício para expandir as suas redes de circulação e para alargar o seu âmbito. Como correlato ao duro contexto dos anos de pandemia, o sector da música encontrou um caminho virtuoso dentro das possibilidades que emergiram da virtualidade. Após um trabalho de inovação criativa e profissionalização, o ecossistema musical ibero-americano conseguiu superar o desafio de se recriar e gerou um crescimento exponencial de audiências, promovendo novas possibilidades de expansão dos seus projectos em diferentes públicos e mercados. No Programa Ibermúsicas temos notado o grande interesse pela música e conhecimento ibero-americanos noutras regiões do mundo e queremos acompanhar a consolidação deste processo, promovendo a internacionalização de espectáculos musicais, intercâmbios de criação, composição, investigação e conhecimento para outras regiões do mundo.

Para acompanhar este processo de internacionalização, lançaremos em breve uma nova iniciativa de speed meetings online. Trata-se de um sistema que funcionará permanentemente a partir do site do Ibermúsicas, através do qual artistas, gestores, investigadores e compositores da comunidade musical ibero-americana poderão estabelecer contacto directo com programadores, produtores, mercados e festivais de todo o mundo.

As propostas para este ciclo de convites à apresentação de propostas são:

Ajudas ao sector musical para a circulação: Convocatória destinada a apoiar e fomentar a circulação de todos os agentes do sector musical dos países membros de Ibermúsicas para promover a internacionalização dos espectáculos musicais, os intercâmbios de criação, a investigação, a formação e o conhecimento ibero-americano. Este ano, promover-se-á a internacionalização da cena musical ibero-americana nas diferentes regiões do mundo.

Ajudas ao sector musical para a programação ibero-americana: Convocatória destinada a apoiar e promover a programação internacional de todos os agentes do sector musical ibero-americano (músicas e músicos, conjuntos, ensembles; compositores; luthiers; oficineias e oficineiros, formadoras/eis; técnica/os; pesquisadoras/eis; e outras e outros agentes do sector musical ibero-americano) dedicados à música de todos os géneros.

Ajudas a compositores para residências artísticas: Convite à apresentação de propostas para apoiar compositores ibero-americanos para residências artísticas, a fim de incentivar estas actividades com plena liberdade criativa. A convocatória deste ano está aberta a propostas de todo o mundo.

Ajudas a instituições, organizações e grupos para residências artísticas de compositoras e compositores ibero-americanos: Convocatória destinada a apoiar instituições ou organizações – públicas ou privadas – para a organização de residências artísticas de compositores ibero-americanos, com o objectivo de fomentar estas actividades com plena liberdade criativa.

Ajudas para a especialização e o aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical: Convite à apresentação de candidaturas destinado a apoiar a especialização e o aperfeiçoamento artístico e técnico de todos os agentes do sector musical ibero-americano. Destina-se a instrumentistas, cantoras e cantores, técnicos e tecnicos, luthiers, compositoras e compositores e a todos os agentes da cadeia de valor do sector musical que pretendam realizar um programa de especialização e aperfeiçoamento. Estas bolsas destinam-se a graus avançados e a especialistas em todas as áreas, técnicas, géneros e estilos musicais. Este ano, podem ser apresentadas propostas abertas a destinos de todo o mundo.

Ajudas para o sector musical em modalidade virtual: Convocatória destinada a apoiar as inovadoras e diversas modalidades assumidas pela criação e difusão da música nos tempos modernos. O Programa Ibermúsicas pretende, através deste concurso, promover a produção de conteúdos a difundir virtualmente, fomentar laboratórios de criação, reforçar a formação contínua do sector musical ibero-americano e incentivar a inovação no sector, tendo sempre em conta a cooperação ibero-americana entre os países membros.

Prêmio Ibermúsicas para a Criação de Canções: Um concurso que visa promover a criação de música popular e o reforço dos laços de cooperação entre criadores, intérpretes, compositores e autores de canções do sector musical ibero-americano. É por isso que esta convocatória foi concebida para a co-criação de canções entre artistas de dois países membros do Programa. É um concurso aberto a todos os estilos musicais, incentivando estas actividades com total liberdade criativa.

Prêmio Ibermúsicas para a composição de obras sinfónicas: Este concurso destina-se a reforçar a criação de novas obras sinfónicas com o objectivo de ampliar o repertório ibero-americano neste domínio, incentivando estas actividades com plena liberdade criativa. As obras vencedoras receberão um prémio financeiro e a sua estreia será promovida através de um concerto especial pela Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba ou pela Orquestra Filarmónica Nacional da Venezuela, conforme o caso e no âmbito de um grande evento.

Chamada especial Ibermúsicas – Mid Atlantic: Convocatória com o objectivo de apoiar e fomentar a internacionalização dos espectáculos musicais ibero-americanos nos Estados Unidos para apoiar projectos seleccionados com fundos de ambas as organizações durante a temporada de julho de 2024 a junho de 2025.

Prêmio Brasil Ibermúsicas: Concurso que visa reconhecer o mérito de iniciativas ou espaços que se têm dedicado, ao longo dos anos, à difusão da música brasileira: empreendimentos que se destacam pela sua contribuição para a difusão da música brasileira em qualquer parte do mundo, fora do território do Brasil.

Bem-vindas e bem-vindos a mais um ano de trabalho do Programa Ibermusicas, sempre a propor-se ir mais além com novas propostas e novos desafios.

#Ibermusicas, o instrumento que nos une.