Caña Dulce e Caña Brava do México iniciam digressão nos EUA

A proposta do tradicional son jarocho interpretado por mulheres terá concertos, workshops e fandangos de 8 a 29 de outubro nos Estados Unidos. Será a primeira de pelo menos três digressões entre outubro de 2023 e setembro de 2024.

 

O projeto visa construir pontes entre duas nações que partilham laços sociais, políticos e económicos, apesar de estarem separadas por uma fronteira física. Devido à importância da população latina no território norte-americano, existem áreas de oportunidade e desenvolvimento a nível artístico, económico e social.

 

O tradicional son jarocho volta a percorrer o mundo, agora interpretado com a mestria e o sentimento de Caña Dulce e Caña Brava, um grupo constituído maioritariamente por mulheres. Com mais de 15 anos de experiência e atuações em África, Ásia, Europa, América do Norte e do Sul, as dulces e bravas preparam agora a primeira – de uma série de digressões – que terá lugar de 8 a 29 de outubro nos Estados Unidos. Desta vez, a digressão terá lugar na região Mid-Atlantic, no noroeste do país, com actuações, workshops e fandangos nos estados de Massachusetts, Nova Jérsia, Nova Iorque e Pensilvânia.

 

Graças à sua dedicação, inovação e perseverança, este grupo posicionou-se como uma referência do son jarocho atual. Já actuou com grandes artistas como Lila Downs, Geo Meneses, María Inés Ochoa e La Santa Cecilia, (gravação da canção “Volver a los 17” de Violeta Parra no álbum “Amar y Vivir”, nomeado para os Grammy 2017). Representou o México em importantes fóruns e festivais internacionais na América Latina, Estados Unidos, Canadá, África, Ásia e Europa.

 

Estas digressões foram possíveis graças ao apoio recebido pelo Programa Ibermúsicas e Mid Atlantic Arts, organizações dedicadas à promoção da cultura e das artes. Com esta aliança internacional, reduzem-se as barreiras e criam-se pontes que promovem o intercâmbio cultural e fomentam a compreensão entre diferentes nacionalidades.

 

  • 9, 10, 11, 12, 13 de outubro: Public Schools, Loganton, PA
  • 12 de outubro: Long Branch Arts Consortium, Loganton, PA
  • 15 de outubro: BOMBYX, Northampton, MA
  • 17 de outubro: Dutchess Community College, Nova Iorque, NY
  • 19 de outubro: Queens Public Library Central Branch, Queens, NY
  • 20 de outubro: Leinhan’s Music Hall, Buffalo, NY
  • 21 de outubro: Stissing Center, Pine Plains, NY
  • 24 de outubro: William Paterson University, Waine, NJ
  • 25 de outubro: Americas Society, NY 26 e 27 de outubro: Public Schools, Saratoga Springs, NY

28 de outubro: Saratoga Performing Arts Center, Saratoga Springs, NY