
No dia 30 de maio, no âmbito da convenção AES 2025 (Audio Engineering Society) na Universidade San Francisco de Quito, será lançado oficialmente o segundo capítulo do projeto A Produção Musical no Equador Cap. II, uma série audiovisual que explora em profundidade os processos criativos, técnicos e humanos por trás da música contemporânea no Equador e na América Latina.
Este projeto é resultado de uma colaboração entre Andrés Bracero e Geovanny Alencastro (Astrolabio Studio), com o patrocínio do Programa Ibermúsicas através de sua linha de “Apoio a projetos virtuais”.
Nesta nova entrega, são revelados os métodos, as inspirações e as abordagens de produção de figuras de destaque da música e da produção musical equatoriana: Nacho Freire, Ivis Flies, Jorge Luis Bohórquez, Carlos Gallegos e Juanita Burbano. Cada um compartilha sua visão particular, permitindo ao espectador mergulhar em uma pluralidade de estilos, trajetórias e buscas sonoras.
Este projeto não apenas documenta a produção musical de uma perspectiva técnica e artística, mas também propõe um olhar crítico e sensível sobre a criação no contexto latino-americano atual. A Produção Musical no Equador Cap. II se consolida como um arquivo vivo e em expansão, pensado para estudantes, profissionais, pesquisadores e amantes do som.
A apresentação incluirá uma projeção do capítulo, um debate com seus realizadores e protagonistas, e um espaço de diálogo com o público, no qual serão discutidos os desafios atuais da produção musical na região.
Este projeto conta com o apoio do Programa Ibermúsicas através da linha “Apoio a projetos virtuais”, convocatória 2024.
- 30 de maio, Convenção da Audio Engineering Society 2025, Universidade San Francisco, Quito, Equador