Chega o primeiro episódio da série audiovisual “Cumbia a dos tierras”, uma colaboração entre México e Colômbia

A palavra cumbia refere-se a uma multiplicidade de expressões sonoras que foram se transformando ao longo do tempo. Essas músicas têm funcionado como um vaso comunicante entre as culturas da Colômbia e do México, dando origem a diversas formas de apropriação e adaptação, desde os formatos de big band, como os de Lucho Bermúdez, até a revitalização de suas formas mais tradicionais, como a música de gaita. A partir desse percurso surge “Cumbia a dos tierras”.

Trata-se de uma série audiovisual, um projeto de difusão, pesquisa e ensino musical que, nesta primeira etapa, desenvolve uma série de dez cápsulas audiovisuais e materiais complementares para plataformas digitais, tomando como ponto de partida os ritmos que chegaram da Colômbia ao México ao longo do século XX.

A partir de fevereiro, a série será publicada com periodicidade mensal e é concebida como um ponto de partida para dar continuidade à exploração, ampliar o mapa sonoro e consolidar uma plataforma dedicada à difusão e à análise musical da cumbia no âmbito ibero-americano. O projeto é dirigido ao público em geral interessado nas músicas populares latino-americanas, assim como a músicos em formação, instituições e músicos profissionais interessados em explorar o tema.

Cumbia a dos tierras é desenvolvido por uma dupla binacional formada por Camilo Barrero (Colômbia), percussionista e pesquisador responsável pela abordagem musical, e Guaipy Marroquín (México), produtora e gestora cultural encarregada da produção, edição e circulação dos conteúdos; juntos somam mais de trinta anos de experiência em suas respectivas áreas. Com este projeto, buscam contribuir para a circulação de saberes musicais e para o fortalecimento do diálogo cultural no espaço ibero-americano.

Este projeto é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha de “Apoio a projetos virtuais”, chamada 2025.

  • Episódio 1: quarta-feira, 25 de fevereiro

em https://www.youtube.com/@Cumbiologyhttps://www.tiktok.com/@cumbiology e https://www.instagram.com/cumbiology/