Chega uma nova edição de Música e Empoderamento das Mulheres ao 11º Encontro de Mulheres de Música Peruana

O grupo de mulheres Ambiente Criollo apresenta a décima primeira edição do Encontro de Mulheres de Música Peruana, um evento que busca fortalecer a participação das mulheres musicistas, em toda a sua diversidade, na indústria da música, gerando impacto e contribuindo para reduzir a diferença de gênero no setor musical, por meio de espaços que consolidem seu protagonismo, promovendo questões relacionadas à identidade, ao empoderamento e à igualdade de gênero.

 

Esse encontro, que conta com o apoio do Ministério da Cultura por meio do Programa de Estímulo Econômico e do Programa Ibermúsicas, oferecerá nesta edição master classes, workshops, palestras gratuitas e um concerto de encerramento.

 

O concerto de encerramento contará com a participação de vários grupos, entre eles o Aluna Tambó, um grupo de mulheres de Arica, no Chile, que pesquisa, pratica e divulga as tradições artísticas de raízes africanas, resgatando a percussão e a dança tradicionais da cultura mandingue e o carnaval tumbe. O evento também contará com a participação do Ambiente Criollo, organizador do evento, um grupo de música crioula formado inteiramente por mulheres, dedicado ao estudo, à preservação e à criação da música crioula, que, por meio de oficinas, shows e concertos, promove o reconhecimento da contribuição e do aporte de mulheres compositoras e musicistas no cenário artístico nacional.

 

O Encontro de Mulheres de Música Peruana nasceu em 2013 com a ideia de destacar as intérpretes, compositoras e musicistas peruanas. Ano após ano, essa proposta cresceu e se desenvolveu para se tornar uma plataforma para as mulheres peruanas dedicadas à música mostrarem e divulgarem seus projetos musicais, para serem ouvidas e consideradas.

 

O encontro recebeu o apoio do Programa Ibermúsicas por meio de suas “Ajudas ao setor musical para a programação ibero-americana”, a convite do grupo chileno Aluna Tambó.

 

 

  • Sábado, 16 de março, 16h, Desfile Inaugural em Barranco
  • Segunda-feira, 18 de março, 18:30h, Masterclass de Composição Musical por Julie Freundt na Biblioteca Municipal de Barranco
  • Terça-feira, 19 de março, 18:30h, aula magistral de canto jarana com Lucy Avilés na Sala Acordes, Surquillo
  • Terça-feira, 19 de março de 2024 e quarta-feira, 20 de março, 20:30h, Masterclass de tumbe afroariqueño por Aluna Tambó na Sala Acordes, Surquillo
  • Quinta-feira, 21 de março, 20h, Intercâmbio musical “Mujeres al Tambor” com a participação de Aluna Tambó e Ambiente Criollo no Kokopelli, Barranco
  • Sexta-feira, 22 de março, 18:30h, Conversa “Participação de mulheres musicistas em festivais e diversos fundos de apoio econômico”, com a participação de Aluna Tambó, artistas convidadas e gestores culturais na Biblioteca Municipal de Barranco.
  • Sábado, 23 de março, a partir das 16 horas, concerto de encerramento com Aroa Trio, Warmis Danzaq, Pasión Perú, Tomar Control, Marddy, Grandiosas Orquesta, Ambiente Criollo, Aluna Tambó. Artista convidada: Lourdes Carhuas. Praça Municipal de Barranco

 

https://encuentromujeresmusicaperuana.com/