MúsicaOcupa é um festival que leva a música clássica a espaços incomuns e públicos diversos. Através do encontro de músicas e músicos provenientes de diferentes países, artistas locais e públicos diversos, o festival procura tirar a música clássica das suas formas convencionais para habitar espaços cotidianos e dialogar com o contexto. Será realizado novamente em Quito e, pela primeira vez, em Cuenca.
Após 8 edições, o festival reuniu mais de 100 músicos de 16 países, 15.000 participantes, 115 intervenções em prisões, mercados, hospitais e muito mais. 50% do público ouviu música clássica pela primeira vez.
Os concertos são experiências cénicas únicas onde a música clássica dialoga com o espaço (locais invulgares e quotidianos), com o público (interação direta e próxima) e com outras linguagens artísticas (fusão criativa).
Os Recorridos são intervenções musicais espontâneas em espaços públicos e comunitários aos quais a música clássica normalmente não chega, rompendo assim com um encontro humano através da música.
Os InSitus acontecem em ruas, praças, mercados, hospitais, centros de privação de liberdade, lares de idosos, orfanatos, etc.
O festival também possui um eixo académico de Formação e Criação Coletiva.
Trata-se de um espaço para workshops e aulas abertas, conversas e palestras interdisciplinares e espaço para a criação de novas obras musicais.
MúsicaOcupa é um projeto vencedor da convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas na sua linha de «Apoio à programação musical» através da qual o violinista brasileiro Francisco Coser e o oboísta venezuelano Vicente Moronta são convidados a participar deste encontro.
- De 13 a 21 de setembro: Quito
- De 23 a 27 de setembro: Cuenca