“Colômbia Soa em Madri” apresenta a atividade de encerramento do ciclo 2025

O ciclo “Colômbia Soa em Madri” apresenta sua última atividade de 2025 com uma roda de conversa sobre como a Colômbia soa em Madri por meio de processos comunitários e situados, com a participação de: Johan Posada, Ronal Balanta (Chambimbe), Javier Peña e Valeria Minot. Colômbia Soa em Madri é um ciclo para ouvir, pensar e celebrar as músicas da diáspora colombiana.

A La Parcería, associação cultural dedicada à criação, pesquisa e difusão de práticas artísticas e comunitárias em diálogo com a diáspora de Abya Yala, desenvolve na cidade o programa Colômbia Soa em Madri, um ciclo que articula concertos, oficinas e espaços de reflexão dedicados a tornar visíveis a riqueza, a diversidade e a potência contemporânea das músicas colombianas na Espanha.

Ao longo de sua edição de 2025, o ciclo reuniu artistas, pesquisadoras/es, crianças, famílias e a comunidade migrante em uma série de atividades que entrelaçam circulação artística, transmissão de saberes, festa, memória e diálogo intercultural.

O programa incluiu atividades de mediação e formação, como a oficina para crianças “Brincar, Dançar, Viajar”, facilitada por Rico Saoco, e o laboratório para o público geral “Ensamble La Parcería”, no qual musicistas da comunidade exploraram ritmos e técnicas provenientes das tradições e experimentações colombianas.

Este projeto da Associação Cultural La Parcería foi um dos cinco projetos vencedores do Prêmio Colômbia no Mundo 2024, uma proposta do Ministério da Cultura da Colômbia em conjunto com o Programa Ibermúsicas, que premiou iniciativas que trabalham e divulgam a música colombiana em outras partes do mundo. Sexta-feira 5 de dezembor, 19h