No âmbito do Jazz Plaza Festival, o grupo realizará uma atividade cultural composta por três concertos em palcos muito relevantes de Havana e uma masterclass na Escola Nacional de Arte de Cuba (ENA), onde Erik Castillo (diretor do Compota de Manana) se formou.
Compota de Manana é um grupo com base em Barcelona que desenvolve uma proposta própria dentro da música latina contemporânea, fundindo timba, jazz, música afrocubana e elementos das músicas populares atuais, com uma forte identidade artística e um marcado enfoque pedagógico e de cooperação cultural.
O Jazz Plaza Festival foi fundado por Bobby Carcassés em 1979 e é um dos festivais de jazz mais importantes da América Latina. O festival promove de forma destacada o intercâmbio cultural e musical, tendo como sede principal Havana e extensões em outras cidades cubanas, e convida artistas internacionais de grande renome. Ao longo de sua história, participaram figuras como Dizzy Gillespie, Herbie Hancock, Chucho Valdés, Michael League (Snarky Puppy), Paquito D’Rivera e Gonzalo Rubalcaba, entre muitos outros.
Esta apresentação do Compota de Manana em Cuba é possível graças ao apoio do Programa Ibermúsicas, por meio de sua linha de Apoio à Circulação de Profissionais da Música, convocatória 2025.
- 27 de janeiro: Masterclass na Escola Nacional de Arte (ENA), Havana, Cuba
- 29 de janeiro: Concerto na Sala Avellaneda do Teatro Nacional de Cuba
- 31 de janeiro: Concerto na Fábrica de Arte Cubana (FAC)
- 1º de fevereiro: Concerto na Casa de la Cultura de Plaza, no marco do encerramento do Festival, compartilhando a programação com Habana D’Primera

