É anunciado o projeto vencedor do concurso especial Chile – MICSUR – Ibermúsicas

Com o objetivo de celebrar a Cooperação Cultural Ibero-Americana no âmbito do Encontro Internacional de Economias Criativas MICSUR 2024, que terá lugar na cidade de Santiago do Chile de 17 a 20 de abril, o Programa Ibermúsicas, juntamente com o Ministério das Artes, Culturas e Património do Chile, concebeu uma convocatória especial para promover o encontro entre artistas musicais dos nove países que fazem parte do MICSUR: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Através desta convocatória, grupos chilenos foram convidados a apresentar propostas com a colaboração de artistas de pelo menos dois dos países participantes do MICSUR para realizar intervenções musicais ao longo dos dias do evento e num concerto de encerramento.

A proposta selecionada e premiada com 10.000 USD (dez mil dólares) é AMÉRICA MORENA: um encontro musical multicultural que se moverá entre o património sonoro dos Andes e da Afro-América. O programa conjunto com María Mulata (Colômbia) e Nadia Larcher (Argentina) inclui obras destas duas destacadas musicistas latino-americanas acompanhadas pela Orquesta Andina (Prémio Pulsar 2017) com arranjos orquestrais de Félix Cárdenas (Prémio Pulsar 2015).

Nadia Larcher, cantora, tocadora de tinya, investigadora da música mais antiga do seu norte argentino, guitarrista e compositora, percorre as aldeias cantando e aprendendo a cantar desde os dez anos de idade.

María Mulata, cantora, compositora e investigadora da música colombiana afro-descendente, nomeada para os prémios Grammy Latino em 2013, 2018 e 2023, bem como vencedora do Festival de Viña del Mar em 2007 no concurso folclórico.

Juntos darão vida a um espetáculo que recordará o canto e os sons femininos dos Andes num diálogo fraterno com a música afrodescendente da Colômbia.