Edson Velandia, cantor e compositor colombiano, se apresenta pela primeira vez no Chile e retorna à Argentina

O artista colombiano dará uma série de concertos em Santiago e Valparaíso. Ele dividirá o palco com Mauricio Redolés e voltará a cantar na Argentina.

Edson Velandia, uma voz essencial no atual movimento de música latino-americana comprometida, visitará o Chile pela primeira vez em novembro. Ele dará uma série de concertos para se encontrar com o público no país sul-americano.

Nascido em Bucaramanga, capital de Santander, e natural de Piedecuesta, ele ficou lá para viver e é de lá que ele compõe sua música, produz seus próprios videoclipes e grava seus álbuns. Daquele lugar periférico, a voz de Edson Velandia ressoa como uma das mais originais e multifacetadas da Colômbia. Em seus 25 anos de carreira, ele lançou 17 álbuns de estúdio, seis deles com sua banda Velandia y La Tigra. Ele criou seu próprio gênero: a “Rasqa” com a qual publicou um songbook, compôs uma ópera dedicada a um poeta constipado e dirigiu uma orquestra no mítico Teatro Colón, em Bogotá, utilizando uma catana.

Hoje ele desenvolveu uma linha de trabalho, juntamente com sua parceira de vida Adriana Lizcano, que lhes permite vincular a arte com sua comunidade. Lá em Piedecuesta eles produzem o Festival de La Tigra desde 2017, e são co-fundadores da biblioteca comunitária ‘La Bellecera’. Juntos eles publicaram numerosas canções que acompanharam as mobilizações sociais que abalaram a Colômbia desde 2018. Alguns deles se tornaram verdadeiros hinos do processo de transformação colombiano. Estas canções lhes permitiram percorrer o território nacional em apoio aos coletivos culturais urbanos e camponeses que hoje fazem parte da grande transformação política e cultural que seu país está passando. Eles descrevem a realidade de um país constantemente atingido pela violência, exclusão, corrupção e desigualdade.

Edson Velandia não apenas denuncia, mas também constrói uma nova narrativa. Ele é uma das vozes musicais mais lúcidas de uma Colômbia cada vez mais desperta.

Quinta-feira, 3 de novembro, Santiago, 20:00: La Casa en el Aire, Constitución 40, Local 56, Patio Bellavista, Chile.

Sexta-feira 4 de novembro, 21:00: El Canario (Cumming 142), Valparaíso, Chile.

Sexta-feira, 4 de novembro, 23:00: Cervezocracia (Blanco 398, Barrio Puerto), Valparaíso, Chile

Sábado, 12 de novembro, 19:00: Teatro Novedades com Mauricio Redolés, Santiago, Chile.

Domingo, 13 de novembro, Valparaíso, Chile

Quarta-feira, 9 de novembro, 20:00. Impulso Latino Conourbano em El Barrio Cultural, Remedios de Escalada. Com Sofía Viola, Buenos Aires, Argentina

Quinta-feira, 10 de novembro, 21:30 gravação de Edson Velandia ao vivo em Buenos Aires como parte de Impulso Latino contenidos. Centro Cultural de la Cooperación. Av. Corrientes 1543, Cidade de Buenos Aires.

Sexta-feira, 11 de novembro, 20h30, na abertura do Festival Impulso Latino, La Catedral, Sarmiento 4006, Buenos Aires, Argentina.