O Quinteto Centro-Americano percorrerá as universidades mexicanas na sua digressão “Periferias”

O Quinteto Centro-Americano é composto por alguns dos músicos mais promissores da região centro-americana, com os guitarristas Andrés Saborío, David Calderón e Adrián Montero da Costa Rica, o contrabaixista Luis Véliz da Guatemala e a violoncelista Ileana Rivera de El Salvador.

 

Os principais interesses do quinteto incluem a divulgação e programação de música contemporânea e o estabelecimento de repertório para o conjunto, colaborando com compositores da região e de outros países. O quinteto foi formado em 2022 por iniciativa do guitarrista costa-riquenho Adrián Montero com a intenção de realizar uma digressão de homenagem à compositora Sofía Gubaidulina. A homenagem consistiu em tocar parte do catálogo escrito para e com a guitarra, tocar as suas obras a solo para este instrumento e “Repentance”, escrita para um quinteto muito particular de violoncelo, contrabaixo e três guitarras.

 

As periferias são as zonas imediatas que rodeiam um determinado espaço, mas são mais do que espaços geográficos, são também espaços políticos, económicos e culturais. O Ocidente, enquanto potência, tem andado num jogo de idas e vindas com as periferias, muitas vezes esbatendo e reescrevendo o que entra e o que sai delas, deixando numa espécie de clandestinidade tudo o que não cabe dentro desses limites hegemónicos. Felizmente, hoje em dia, esses limites estão a abrir-se gradualmente e, a cada dia que passa, parecem mais difusos e inclusivos, e as vozes de grandes personalidades estão a tornar-se cada vez mais relevantes no imaginário global. “Periferia” é um programa que aborda os imaginários sonoros das periferias, tanto do velho como do novo mundo. A Periferia procura criar essas pontes de diálogo tão necessárias hoje em dia, porque apesar de estarmos tão ligados e termos a capacidade de comunicar em todo o mundo em tempo real, as divisões são cada vez maiores e mais profundas, pelo que uma parte importante do projeto é também oferecer workshops, masterclasses e espaço para uma discussão saudável sobre quem somos através da música.

 

A digressão de “Periferias”, do Quinteto Centroamericano, conta com o apoio do Ibermúsicas através das Ajudas ao Sector Musical para a Circulação.

  • Terça-feira, 7 de novembro, 19h: SEMUC, UNAM, Cidade do México, México
  • Terça-feira 14 de novembro, 19h: Universidad Veracruzana, Xalapa, México