Esta seleção projeta um brilhante caleidoscópio de som composto por criações únicas de artistas mexicanos de diferentes gerações. Cada um deles, com seu próprio estilo e personalidade distinta, contribui para engendrar o colorido e complexo tecido musical de nosso México atual.
É uma artista que trabalha com som e música. Comprometida com as expressões de seu tempo e reconhecida por seu trabalho artístico em meios eletroacústicos, audiovisuais e interdisciplinares. Realizou inúmeros recitais de música contemporânea em importantes locais no México, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Cuba e Escócia, além de apresentações ao vivo para a BBC3 de Londres, Rádio UNAM, Opus 94 e Rádio Educación, estreando várias obras. Sua produção fonográfica inclui projetos solo como Aleaciones (2020), Voces Electroacústicas (2014) e Electro – Acústico (2010), este último recebendo duas indicações para o Latin Grammy Awards 2011. É doutora em Performance Musical com Menção Honrosa pela Faculdade de Música da UNAM e recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico “Alfonso Caso”. Na Inglaterra, cursou mestrado na University of West London e obteve o Fellowship Diploma e o Certificate of Advanced Studies do London College of Music. No Brasil, cursou o Bacharelado em Música na Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Musical “Carlos Chávez” e membro do Sistema Nacional de Creadores de Arte.
Com Identidades Sonoras, o Programa Ibermúsicas abre um novo diálogo no mundo do streaming, envolvendo-se na conversa sonora mundial e criando um espaço com propostas de audições não hegemônicas que convidam a percorrer novos caminhos. As diferentes expressões musicais que compõem as paisagens sonoras da região encontram-se aqui, em Identidades Sonoras.
Para esta segunda edição, foram convidadas e convidados músicas e músicos que receberam prêmios da Ibermúsicas em edições recentes de nossos concursos e linhas de apoio.
O convite consistiu em que cada um propusesse uma lista de 50 canções de artistas musicais de seu próprio país em torno do conceito de “Fronteiras”, abordando essa noção a partir de uma multiplicidade de perspectivas (fronteiras geográficas, culturais, simbólicas, delimitações possíveis ou imaginárias ou invisibilizadas).

