Hoje recomendamos a playlist “Caleidoscopio sonoro de artistas mexicanas”  criada por Iracema de Andrade para Identidades Sonoras

Esta seleção projeta um brilhante caleidoscópio de som composto por criações únicas de artistas mexicanos de diferentes gerações. Cada um deles, com seu próprio estilo e personalidade distinta, contribui para engendrar o colorido e complexo tecido musical de nosso México atual.

É uma artista que trabalha com som e música. Comprometida com as expressões de seu tempo e reconhecida por seu trabalho artístico em meios eletroacústicos, audiovisuais e interdisciplinares. Realizou inúmeros recitais de música contemporânea em importantes locais no México, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Cuba e Escócia, além de apresentações ao vivo para a BBC3 de Londres, Rádio UNAM, Opus 94 e Rádio Educación, estreando várias obras. Sua produção fonográfica inclui projetos solo como Aleaciones (2020), Voces Electroacústicas (2014) e Electro – Acústico (2010), este último recebendo duas indicações para o Latin Grammy Awards 2011. É doutora em Performance Musical com Menção Honrosa pela Faculdade de Música da UNAM e recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico “Alfonso Caso”. Na Inglaterra, cursou mestrado na University of West London e obteve o Fellowship Diploma e o Certificate of Advanced Studies do London College of Music. No Brasil, cursou o Bacharelado em Música na Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Musical “Carlos Chávez” e membro do Sistema Nacional de Creadores de Arte.

Com Identidades Sonoras, o Programa Ibermúsicas abre um novo diálogo no mundo do streaming, envolvendo-se na conversa sonora mundial e criando um espaço com propostas de audições não hegemônicas que convidam a percorrer novos caminhos. As diferentes expressões musicais que compõem as paisagens sonoras da região encontram-se aqui, em Identidades Sonoras.

Para esta segunda edição, foram convidadas e convidados músicas e músicos que receberam prêmios da Ibermúsicas em edições recentes de nossos concursos e linhas de apoio.

O convite consistiu em que cada um propusesse uma lista de 50 canções de artistas musicais de seu próprio país em torno do conceito de “Fronteiras”, abordando essa noção a partir de uma multiplicidade de perspectivas (fronteiras geográficas, culturais, simbólicas, delimitações possíveis ou imaginárias ou invisibilizadas).