Um país cuja diversidade musical é coerente com sua riqueza ecossistêmica: Andes, ilhas, savanas, planícies, Amazônia, Orinoquia, paramos, lagoas, rios e mar. Essa “sopa quântica biocultural” é completada por paisagens sonoras coloridas pelo jazz, flamenco, Brasil, bolero, Caribe de língua inglesa, música inspirada na neurodivergência e uma porcentagem significativa de mulheres compositoras e intérpretes.
Todas as áreas de atuação de Sofia Elena Sánchez Messier estão voltadas para a música da Colômbia: como guitarrista, compositora, professora, arranjadora, pesquisadora, produtora e apresentadora de rádio. É fundadora e diretora de “Colombita” e “Café Camará” e guitarrista de “Tu Rockcito” (álbum para crianças na categoria 2022 do Grammy Latino), grupos com os quais viajou por todo o país e representou a Colômbia em festivais na Europa e na América. Desde 2007, ela é produtora do programa “Travesías Por Las Músicas Colombianas”, nas estações de rádio da Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá e Medellín. É diretora e criadora do “Circo de las Brumas – Hermanos Hernández” e “La Travesía de los Grillos”, produções interdisciplinares de pesquisa-criação baseadas na história de sua família, de relevância musical para a Colômbia nas primeiras décadas do século XX.
Com Identidades Sonoras, o Programa Ibermúsicas abre um novo diálogo no mundo do streaming, envolvendo-se na conversa sonora mundial e criando um espaço com propostas de audições não hegemônicas que convidam a percorrer novos caminhos. As diferentes expressões musicais que compõem as paisagens sonoras da região encontram-se aqui, em Identidades Sonoras.
Para esta segunda edição, foram convidadas e convidados músicas e músicos que receberam prêmios da Ibermúsicas em edições recentes de nossos concursos e linhas de apoio.
O convite consistiu em que cada um propusesse uma lista de 50 canções de artistas musicais de seu próprio país em torno do conceito de “Fronteiras”, abordando essa noção a partir de uma multiplicidade de perspectivas (fronteiras geográficas, culturais, simbólicas, delimitações possíveis ou imaginárias ou invisibilizadas).
Ouvir no: https://open.spotify.com/playlist/02utma4rPxIFdTGgTzzGQU?si=e39ddad9121040cf