Hoje recomendamos a playlist “Shunko Ecuatoriano” criada por Carla Calasanz para Identidades Sonoras II

É uma experiência sonora que explora a música equatoriana como um espaço de transformação, troca, melancolia e alegria. Por meio de uma alquimia de ritmos e melodias, essa lista de reprodução dissolve gêneros e reinterpreta tradições. Cada música é uma expressão em que o tradicional não permanece estático, mas é transmutado e fundido com novas influências. Conectando o rural e o urbano, o indígena e o global, essas composições transcendem as fronteiras, expandindo e reimaginando as raízes do país. Partimos, mas voltamos, levando e trazendo nossa essência em cada nota. Puro Shunko.

Artista, cantora, atriz e produtora equatoriana, que conecta seu Equador natal com a Patagônia argentina. Com mais de 10 anos de experiência, sua música funde as raízes equatorianas com a música eletrônica, a cumbia e o sentimento do bolero, criando uma linguagem sonora contemporânea e teatral. Criadora e produtora da La Ría Producciones, Carla liderou e colaborou em renomados projetos artísticos no Equador e na Argentina: Músicas em Patagonia, Semillero Cultural, Grecia Albán’s Sikwanka Composition Residency, Vivi Pozzebón’s Retiro Tamborera Bariloche, Círculo Artes Escénicas, Compañía Antropolis, Cristoph Baumann. Seu trabalho a solo explora o cruzamento de fronteiras culturais e estéticas, colaborando com artistas internacionais. No cinema, é co-protagonista de Samson (2022) e estudou na ENERC, na Argentina, o que ampliou sua visão artística. Carla representa uma voz única que reinventa tradições e conecta culturas por meio de sua música e arte.

Com Identidades Sonoras, o Programa Ibermúsicas abre um novo diálogo no mundo do streaming, envolvendo-se na conversa sonora mundial e criando um espaço com propostas de audições não hegemônicas que convidam a percorrer novos caminhos. As diferentes expressões musicais que compõem as paisagens sonoras da região encontram-se aqui, em Identidades Sonoras.

Para esta segunda edição, foram convidadas e convidados músicas e músicos que receberam prêmios da Ibermúsicas em edições recentes de nossos concursos e linhas de apoio.

O convite consistiu em que cada um propusesse uma lista de 50 canções de artistas musicais de seu próprio país em torno do conceito de “Fronteiras”, abordando essa noção a partir de uma multiplicidade de perspectivas (fronteiras geográficas, culturais, simbólicas, delimitações possíveis ou imaginárias ou invisibilizadas).