O Ibermúsicas anuncia os projetos selecionados dentro das diferentes linhas de apoio destinadas a fortalecer e impulsionar o sector musical Ibero-Americano através de políticas públicas de apoio. Após uma ampla convocatória em que foram recebidas 1.907 propostas, os projetos selecionados pelos júris abrangem uma grande variedade de iniciativas de todos os estilos, géneros e tradições que promovem a internacionalização, a criação, a formação, a acessibilidade e a inclusão, a profissionalização e a difusão da música Ibero-Americana a nível global.
As categorias de apoio incluem:
- Ajuda à circulação de profissionais da música: Destinada a todo o sector musical, esta linha financia a compra de bilhetes para facilitar a mobilidade de artistas e profissionais a nível mundial.
- Apoio à programação musical: Este convite destina-se aos programadores de festivais, salas de concerto e outros eventos musicais, permitindo-lhes convidar artistas, formadores, investigadores, entre outros, para enriquecer as suas propostas culturais e educativas com participantes internacionais.
- Apoio a artistas e investigadores para residências: Esta linha apoia artistas e investigadores que pretendam desenvolver projectos criativos ou de investigação em residências musicais em todo o mundo, com uma duração mínima de três semanas.
- Apoio a instituições para residências: Esta linha apoia instituições, públicas ou privadas, que pretendam convidar artistas ou investigadores internacionais para desenvolverem trabalhos de criação ou investigação nas suas instalações.
- Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico: Este apoio destina-se a músicas e músicos profissionais que pretendam realizar estudos avançados tanto no âmbito institucional como através da formação com mestras e mestres da cultura popular.
- Apoio a projectos virtuais: Este concurso apoia a realização de projectos musicais através de plataformas virtuais, como a gravação de álbuns, espectáculos em streaming, oficinas virtuais, podcasts e outros formatos digitais.
- Apoio à promoção do repertório Ibero-Americano: Uma nova proposta destinada a orquestras, coros, conjuntos, entre outros, para promover uma maior visibilidade da música criada por compositores Ibero-Americanos. Será financiada a gravação em alta qualidade da interpretação de, no mínimo, uma obra musical incluída no «Catálogo Ibero-Americano de Partituras», disponível no site do Ibermúsicas. É um convite a mergulhar no enorme acervo de música escrita que reflete a riqueza criativa do espaço Ibero-Americano.
Entre outras iniciativas, este ciclo inclui convocatórias especiais como o Prémio Ibermúsicas de Canções para a Infância, destinado à criação de canções dirigidas as e aos mais pequenos, e o Prémio Ibermúsicas de composição de obras para Banda Sinfónica, que incentiva a criação de novas obras a serem estreadas por orquestras de primeiro nível em Colômbia, Costa Rica, Cuba, México e Venezuela.
Além disso, destacam-se projetos como a Convocatória Ibermúsicas – Mid Atlantic Arts, que apoia a circulação de artistas ibero-americanos nos Estados Unidos, a nova Convocatória especial Ibermúsicas – Emilia-Romagna, que estabelece pontes de cooperação entre a América Latina e essa região do norte da Itália e Viagens pela Música da Lusofonia, que facilita a circulação de artistas de países lusófonos da África e da Ásia para a Ibero-América, promovendo o intercâmbio cultural e a cooperação entre as regiões.
O Ibermúsicas propõe o Prémio Brasil – Ibermúsicas, que reconhece iniciativas dedicadas à divulgação da música brasileira, e o Prémio Peru – Ibermúsicas – Celebrando o Cajón Peruano e a Percussão Afro-Peruana.
Este anúncio inaugura um novo ciclo de apoio à música Ibero-Americana, fomentando a colaboração entre artistas e comunidades de todo o mundo. Desta forma, o Ibermúsicas continua a demonstrar o seu compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento da música como motor de transformação social, reafirmando o seu empenho em promover políticas públicas que fortaleçam os laços dentro e fora da região, alargando o alcance da música Ibero-Americana e gerando oportunidades de desenvolvimento profissional, intercâmbio de conhecimentos e expansão do mercado. Queremos contribuir para novas narrativas em que a cultura de paz seja uma dimensão constitutiva da (re)produção do mundo, de seus imaginários e de suas possibilidades políticas.
Os projetos foram escolhidos após um rigoroso processo de avaliação, qualificação e seleção levado a cabo por júris especialmente nomeados por cada um dos países que integram o Programa Ibermúsicas.
Convidamos todo o sector musical dos nossos países a continuar a apresentar propostas nos nossos concursos. A enorme quantidade de projetos recebidos torna impossível a atribuição de todos os projetos, mas há sempre novas oportunidades a cada novo convite à apresentação de propostas.

