Laboratório de criação virtual do Ensemble NEO da Argentina

Entre abril e setembro de 2025, foi realizado o Laboratório de Criação Virtual, destinado a alunos avançados de composição III da Faculdade de Artes da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e do Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Brasil).

Durante os encontros de intercâmbio virtual realizados no âmbito do Laboratório, os estudantes tiveram a oportunidade de elaborar suas obras, receber feedback direto de músicos profissionais (Ensemble NEO -Argentina- e duo Salles-Barrenechea -Brasil-) e participar de workshops práticos que abordaram diferentes aspectos da composição, interpretação e produção musical na região.

Conforme previsto, o projeto culminou com a gravação profissional das obras compostas pelos alunos. Nesta etapa final, contou-se com profissionais de áudio locais, que realizaram as gravações nos estúdios da Faculdade de Artes (UNLP) e do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO) e se encarregaram da edição, mixagem e masterização do material final.

Concebido como um espaço de produção, colaboração e formação, este espaço procura fortalecer as redes de trabalho e intercâmbio entre a Faculdade de Artes (UNLP, Argentina) e o Instituto Villa-Lobos (UNIRIO, Brasil) – estudantes, professores, intérpretes e técnicos de ambas as instituições. Seus principais objetivos incluem: contribuir para o desenvolvimento da produção e da cena musical contemporânea na região; promover a criação de novas peças musicais em um ambiente que valorize as diferentes identidades e perspectivas, promovendo a diversidade e a multiculturalidade das propostas estéticas resultantes; garantir a igualdade de gênero entre os alunos participantes, contribuindo para uma representação mais equilibrada no âmbito musical, bem como inspirar futuras gerações de artistas.

Este projeto foi premiado pelo Programa Ibermúsicas em sua linha de “Apoio a projetos virtuais”, convocatória 2024.

  • A partir de 16 de dezembro em https://youtu.be/yT3Qdnd1xbQ