
“Me llamo Axolotl” é uma canção infantil escrita e composta por Mariana Malinalli (México), com arranjos e produção de Christian Cuadrado (Colômbia). A canção fala do ajolote, uma espécie endêmica do México: um animal enigmático e mágico, cheio de história e simbolismo.
Ao longo da letra, ele é descrito como um ser com um nome raro, mas bonito, rosado e com mil cores; lembra como nadava nas chinampas antes da conquista e como até lhe eram atribuídos poderes medicinais.
Com versos em espanhol e náuatle — língua originária do centro do México —, a canção busca aproximar as crianças desta espécie emblemática. Musicalmente, é inspirada no son jarocho do sul de Veracruz, com a presença da harpa, da jarana, da leona e um coro composto por meninas e meninos da escola de iniciação Ollin Yoliztli.
Letra e música de Mariana Malinalli. Arranjos e produção realizados por Christian Cuadrado. Harpa: María Urbina. Leona: Alaíde León. Coro infantil Piltzin Ollin Yoliztli dirigido por Tania Hernández Canseco. Mixagem: Emilio Hidalgo. Assistentes de produção: Emilio Hidalgo, Karla Castilla, Dante Ochoa, Sara Gutiérrez. Tradução para o náuatle: Akire Huauhtli. Capa: Tania Gabriela Rodríguez Fuentes.
Ouvir: https://open.spotify.com/intl-es/track/4M84OPUdutEaUqGqmmaJAv?si=797d2431a4974ae3