Mistura & Manda, da Argentina, recebe Paulo e Pedro Aragão, do Brasil

Mistura & Manda continua comemorando seus 20 anos de trajetória dedicada ao choro, primeiro gênero musical urbano brasileiro, surgido no final do século XIX na cidade do Rio de Janeiro.

Os músicos da Mistura & Manda são os responsáveis pela iniciativa Choro Parceiro que foi premiada com o Prêmio Brasil Ibermúsicas. Eles receberão os músicos brasileiros Paulo e Pedro Aragão (guitarra de 8 cordas e bandolim), que chegam a Buenos Aires acompanhando a fadista portuguesa Helena Sarmiento, também vencedora de um apoio do programa Ibermúsicas.

Desde 2004, Mistura & Manda tem realizado inúmeras apresentações em todos os tipos de salas e para diversos públicos. Foi selecionado pelo concurso “Bares Notáveis” em 2006, 2013, 2016, 2018 e 2020 (Ministério da Cultura – Cidade de Buenos Aires). Como vencedores de uma bolsa da Ibermúsicas, eles se apresentaram em 2015 na prestigiada “Casa do Choro” (Rio de Janeiro). Lançaram dois álbuns de estúdio, “Choro vivo” (2011) e “Lloros” – Choros de compositores argentinos – (2016). Esta produção, que conta com convidados da estatura de Juan Falú, Rudi e Nini Flores, e do Trío Turuna (Brasil), foi eleita pelo jornal Página 12 como um dos 10 melhores álbuns do ano de 2016. Em 2018, parte desse material foi apresentado junto com a Orquestra de Câmara do Congresso Nacional, com arranjos especialmente escritos para a ocasião por grandes arranjadores cariocas (Mauricio Carrilho, Paulo Aragão, Pedro Paes, Jayme Vignoli). Posteriormente, foi editado como EP ao vivo.

Desde 2020, eles levam adiante a iniciativa “Choro Parceiro Argentina”, projeto para a divulgação e o ensino do choro, que conta com o aval da Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, instituição pioneira no ensino do gênero. Em 2024,  receberam o prêmio especial Brasil/Ibermusicas concedido pela FUNARTE (Fundação Nacional de Arte do Brasil).

  • Sábado, 18 de outubro, 20h30: Humberto Primo 1909