Na cidade de La Plata, Argentina, terá lugar um novo encontro da Associação Coral América Cantat com a programação de três obras premiadas pelo Programa Ibermúsicas, uma delas em estreia mundial

América Cantat é uma autêntica experiência educativa e social que, através da formação musical, da abordagem artística profissional, da interação e convivência social multicultural, reúne participantes de toda a América e do mundo para participar em projectos do mais alto nível artístico.

 

Realizado a cada três anos em diferentes países das Américas, desde 1992 os participantes desenvolvem atividades musicais interagindo com maestros de renome internacional que interpretam músicas corais de diversos estilos, épocas e gêneros de cada continente. Os participantes do festival participam de oficinas de preparação de repertório, nas quais formarão os coros que trabalharão e executarão as obras sob a regência de prestigiados maestros, ou de oficinas de estudo para assistir a Master Classes de Regência Coral ou Técnicas para Coros Escolares, também sob a responsabilidade de renomados especialistas internacionais especialmente convidados pelas entidades organizadoras do festival.

 

Em 1950, dois maestros, Godfried Welters e Gerard Geofrey, que tinham combatido durante a guerra em lados opostos na Alemanha e em França, juntaram-se com o objetivo de garantir que os jovens nunca mais quisessem combater numa guerra. Conceberam um projeto em que os coros não cantavam uns para os outros, mas se entrelaçavam sob a direção de um professor diferente do seu, e em que podiam passar uma semana juntos, partilhando comida, entretenimento, aprendendo, cantando e consolidando uma amizade que ultrapassaria qualquer conflito, para que nunca mais voltassem a participar numa guerra. Foi com este espírito que o Europa Cantat foi criado e é a essência que o America Cantat abraçou na sua criação.

 

Socialmente, e para além das diferenças políticas ou culturais, poderão partilhar intensamente parte da sua vida trabalhando, tocando, conversando e debatendo. Uma vida comunitária que cria um verdadeiro espírito de compreensão, amizades duradouras e um grupo apaixonado e unido com um vínculo único, capaz de gerar diálogo intercultural através do canto coral.

 

Entre as várias actividades programadas está a apresentação das três obras premiadas nos concursos Ibermúsicas de Criação de Obras Corais, das quais “Cinis”, do compositor Luciano Giambastani, terá a sua estreia mundial.

 

  • Quinta-feira, 12 de outubro, 20h: Cantos del Netzahualcoyotl de Gabriel Gutierrez Arellano (México), Prémio Ibermúsicas 2014, Coro de Cámara Zair, Dir. Diego Boero na Parroquia San José, calle 64 esq. 6, La Plata, Buenos Aires, Argentina
  • Sexta-feira, 13 de outubro, 20h: Cinis de Luciano Giambastiani (Argentina), Prémio Ibermúsicas 2017, Estreia mundial. Coro Basílica del Sagrado Corazón, Diagonal 73, esq. 9 y 58, La Plata.

Sábado, 14 de outubro, 20h: Martianas de Beatriz Corona (Cuba), Prémio Ibermúsicas 2020, Coro de Cámara de Morón, Dir. Guillermo Tesone na Sala Astor Piazzolla, Teatro Argentino, calle 51 entre 9 y 10, La Plata.