A música e os sons contêm histórias e memórias que nos levam a experiências transcendentais que impactam as nossas possibilidades de ação e concepção. A música nos proporciona maneiras de perceber o mundo, de nos relacionarmos com as pessoas e de constituir as nossas próprias identidades.
Nesta ocasião, a Costa Rica receberá o investigador-criador Kamilo Riveros para a realização da segunda edição do Laboratório móvel de investigação e criação sonora baseada na antropologia da música, estudos sonoros, musicologia e arqueomusicologia com meios digitais e analógicos.
Este Laboratório incluirá uma série de atividades educativas presenciais e virtuais a serem realizadas na Escola de Artes Musicais da Universidade da Costa Rica, abordando temas fundamentais, mas geralmente conhecidos apenas por especialistas: as artes performativas pré-hispânicas; a música nos Andes, na costa e na Amazônia peruanas; a poderosa cena rock underground e o legado musicológico de Chalena Vásquez, referência da musicologia latino-americana.
O Laboratório dedicará esta residência à composição de uma obra que combine referências sonoras e texturais particulares, remetendo aos sons microtonais, com escalas diferentes da escala temperada ocidental, provenientes de instrumentos pré-hispânicos descobertos em escavações arqueológicas de diversas culturas do Peru. Por sua vez, esses insumos sonoros serão misturados a partir da cultura do sound system e da aproximação do dub, onde a tecnologia intervém na estética.
Em todo este processo, Riveros será acompanhado por figuras de destaque da música, como a compositora e improvisadora costarriquenha Dra. Susan Campos Fonseca, diretora do Arquivo Histórico Musical da Universidade da Costa Rica.
Kamilo Riveros Vásquez é antropólogo, professor, gestor e artista multidisciplinar nascido em Cusco. Especializado em investigação aplicada. Trabalha com o conceito de sistemas culturais digitais e a integração entre património e economia para a sustentabilidade, bem como o poder do som e as funções sociais da música. Baixista de mais de 40 grupos em 27 anos. Como produtor, explora o dub, o uso de equipamentos de som como instrumento musical. Professor no Museu de Arte de Lima e fundador do Centro de Investigação das Artes CEDINA Chalena Vásquez Rodríguez.
Susan Campos Fonseca é doutora em música, mestre em pensamento espanhol e ibero-americano e licenciada em direção musical. Professora investigadora especialista em musicologia. Na sua estética como improvisadora e compositora multi-instrumentista, liga a música eletroacústica, a música concreta, o espectralismo e o pós-minimalismo. Prémio de musicologia Casa das Américas 2012. Coordenadora do Arquivo Histórico Musical da Universidade da Costa Rica. Artista da editora Irreverence Group Music.
Todas estas atividades contam com o apoio do Programa Ibermúsicas através da sua linha de Apoio a artistas e investigadores para residências, convocatória 2024.
- 28 de agosto: Workshop de criação musical com tecnologia como parte do San José Reggae Weekend Festival
- 4 de setembro: Conferência de encerramento das XI Jornadas de Investigação em Artes 2025 na Universidade da Costa Rica.
- 11 de setembro: Atividades educativas na UCR: Curso História da música na América Latina. Panorama das músicas peruanas 1: tradições contínuas na Costa, nos Andes e na Amazônia.
- 18 de setembro: Atividades educativas na UCR: Curso História da música na América Latina. Panorama da música peruana 2: o rock peruano e a profissionalização da autogestão.
- 25 de setembro: Atividades educativas na UCR: Arquivo Histórico Musical da Universidade da Costa Rica, Chalena Vásquez e uma musicologia do sul global.