O Ciclo On/Off de Música Contemporânea do Equador apresenta a turnê Cardinal da flautista argentina Juliana Moreno

O Ciclo On/Off de Música Contemporânea é um projeto autogerido focado na divulgação e promoção da música contemporânea e experimental no Equador. Este ciclo busca criar um espaço de intercâmbio e colaboração entre artistas latino-americanos, com ênfase especial na música experimental e na improvisação livre.

Nesta ocasião, contará com a participação da flautista argentina Juliana Moreno e seu projeto solo Cardinal, composto por obras de compositoras argentinas onde se fundem a flauta traversa com elementos multimídia. Esta turnê busca destacar o trabalho de compositoras argentinas e fomentar a colaboração artística entre a Argentina e o Equador.

As atividades do ciclo incluirão concertos, workshops e palestras. Os concertos serão centrados na música contemporânea, com especial atenção às obras do álbum Cardinal, e serão acompanhados por workshops ministrados por Juliana Moreno sobre improvisação e exploração de novas sonoridades da flauta. Além disso, serão realizadas palestras que abordarão temas-chave como o processo criativo de Cardinal, a representação feminina na música contemporânea e a importância da criação multimídia e da experimentação sonora.

Juliana Moreno é musicista, flautista, improvisadora e professora. Seu campo expressivo se desenvolve no contexto das linguagens musicais contemporâneas, provenientes tanto do âmbito acadêmico quanto da improvisação livre e da música popular. Pertence a uma das primeiras gerações de artistas com especialização em música contemporânea, que, em estreita colaboração entre instrumentistas e compositores, contribuíram significativamente para a cena musical atual da Argentina, apresentando-a nas principais salas do país e em diversos palcos internacionais. Além disso, participa ativamente como solista e em diversos grupos de câmara. Estreou uma ampla variedade de peças tanto para flauta solo quanto para flautas e meios eletroacústicos, e introduziu as flautas baixo e contrabaixo no repertório argentino.

Integrou os conjuntos “Orquesta del destino”, “Mei – música para flautas”, “Gestualt”, “Colectivo de Creación Sonora”, “Resplandecencias” e “El Combo del Santiamén”. Atualmente, desenvolve o projeto Cardinal e faz parte dos conjuntos “Aglomerado” e “Colección de eventos extraños”. Realizou os designs sonoros das peças teatrais “Fuera de cuadro” (em conjunto com Fabiana Galante), “La magnolia” e da obra audiovisual “A medio camino de ningún sitio” (em conjunto com Lucía Meira), dirigidas por Deby Wachtel.

Atualmente, é professor no Programa de Orquestas Infantis e Juvenis da Cidade de Buenos Aires e no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla.

Esta proposta do Ciclo On/Off de Nueva Música foi vencedora da convocatória 2024 do Programa do Ibermúsicas na linha de “Apoio à programação musical”.

  • 29 e 30 de setembro: Centro de Arte Contemporânea, Quito, Equador
  • 1º de outubro: Casa da Música, Quito, Equador
  • 2 de outubro: Universidade das Artes, Guayaquil, Equador
  • 3 de outubro: Universidade de Cuenca, Equador