Jaime del Adarve é compositor, produtor e designer de som. Durante uma década, a música de Jaime apareceu no cinema, no teatro e em videogames.
Em setembro, Jaime iniciará no México a apresentação de seu primeiro LP, que será lançado no dia 15 de outubro. Montañas y Antenas é um álbum-poema que percorre a música clássica, o folclore e o pós-rock. O espetáculo de apresentação entrelaça as peças do álbum com os poemas que as explicam. Artistas nacionais como Dantor e Daniel Aspuru se juntarão às apresentações.
No início de 2023, a Piano and Coffee Records lança seu primeiro EP solo, “Neu”, que reúne as peças que Jaime compôs para a peça teatral homônima de Bernat Muñoz. Em fevereiro de 2024, foi lançado um segundo EP, “Las Horas”, que estreia na Radio 3, Radio Clásica e KEXP. A arte do EP reúne obras pictóricas de Adolfo Lozano Sidro, Snorri Arinbjarnar e Conchi Escamilla.
Jaime del Adarve e o estúdio Sol de Sants, em Barcelona, coordenam a série de concertos Sordina na Sala Apolo. Artistas como Marina Herlop, Eydís Evensen, Hanakiv, Sofi Páez e Nil Ciuró já passaram pelo palco. Jaime também é professor de música interativa na Universidade de Barcelona e redator colaborador da Press Music.
Esta viagem também representa o primeiro passo no futuro próximo do projeto de Jaime del Adarve, que pretende aproximar-se do folclore de outras regiões para unir laços num mundo em crescente confronto e divisão, colocando a universalidade do ser humano no centro.
Jaime del Adarve foi vencedor da convocatória 2024 do Programa Ibermúsicas na linha de “Ajuda à circulação de profissionais da música”.
- 17 de setembro: Concerto com Dantor em Mosher, Querétaro
- 24 de setembro: Concerto com Daniel Aspuru na Fonoteca, CDMX
- 25 de setembro: Concerto na Galería Cincopies, CDMX
- 28 de setembro: Concerto no Foro del Tejedor, CDMX